Continua após publicidade

Por que você deveria conhecer Lyon, na França?

Por Patrícia Figueiredo
17 ago 2015, 18h18

“Mas por que Lyon?”

Esta é a frase que ouço quase todas as vezes que digo que estive lá.

Veja bem, eu amo Paris. É fácil amar Paris, eita cidade encantadora. Mas quando a vida te dá limões, você faz uma limonada. E eu resolvi que ia fazer a melhor limonada possível de Lyon. Só de olhar essas fotos dá pra sacar que não será nada difícil.

8372757801_746219f646_z

A vida que acontece entre os rios (Foto: flickr.com/aline-et-fred)

Continua após a publicidade

Lyon é indiscutivelmente uma das cidades mais bonitas da França, e olha que lá tem cidade gracinha pra caramba – vou mostrar muitas por aqui, aguarde 😉

Cortada por dois rios, o Saône e o Rhône, Lyon tem um centrinho compacto e fácil de ser percorrido a pé. O bairro mais histórico, Vieux Lyon, fica a oeste do Saône e aos pés da colina de Fourvière, que tem em seu topo uma basílica de estilo bizantino. Dá pra chegar lá de funicular – prepare a câmera porque a vista é linda! Outro passeio incontornável é o Musée Lumière, que conta a história da criação do cinema, mais precisamente do cinematógrafo, invenção 100% lyonnaise.

A Basílica Notre-Dame de Fourvière vista de Vieux Lyon (Foto: flickr.com/dalbera)

A Basílica Notre-Dame de Fourvière vista de Vieux Lyon (Foto: flickr.com/dalbera)

Continua após a publicidade
A linda mansão que hoje abriga o Musée Lumière (Foto: flickr.com/saladisiac)

A linda mansão que hoje abriga o Musée Lumière (Foto: flickr.com/saladisiac)

A cidade é também um paraíso para os gulosos, já que é considerada o berço da gastronomia francesa que faz tanto sucesso mundo afora. O chef Paul Bocuse é o bambambam por lá e, além de ter uma série de restaurantes, dos mais chiques aos descolados, empresta seu nome ao mercadão Les Halles Paul Bocuse, que tem uma porção de bares, restaurantes e estandes com os melhores ingredientes imagináveis.

De quebra, Lyon tem uma localização privilegiada no sudeste da França, o que a torna um perfeito pit-stop para quem sai de Paris e vai curtir o verão no Mediterrâneo. A rede de trens TGV conecta a cidade a tudo que importa: são menos de duas horas até Paris, Genebra ou Marselha, por exemplo.

Continua após a publicidade

Siga @patifigueiredo_  no Instagram

Publicidade