Por que você deveria conhecer Lyon, na França?

“Mas por que Lyon?”

Esta é a frase que ouço quase todas as vezes que digo que estive lá.

Veja bem, eu amo Paris. É fácil amar Paris, eita cidade encantadora. Mas quando a vida te dá limões, você faz uma limonada. E eu resolvi que ia fazer a melhor limonada possível de Lyon. Só de olhar essas fotos dá pra sacar que não será nada difícil.

8372757801_746219f646_z

A vida que acontece entre os rios (Foto: flickr.com/aline-et-fred)

Lyon é indiscutivelmente uma das cidades mais bonitas da França, e olha que lá tem cidade gracinha pra caramba – vou mostrar muitas por aqui, aguarde 😉

Cortada por dois rios, o Saône e o Rhône, Lyon tem um centrinho compacto e fácil de ser percorrido a pé. O bairro mais histórico, Vieux Lyon, fica a oeste do Saône e aos pés da colina de Fourvière, que tem em seu topo uma basílica de estilo bizantino. Dá pra chegar lá de funicular – prepare a câmera porque a vista é linda! Outro passeio incontornável é o Musée Lumière, que conta a história da criação do cinema, mais precisamente do cinematógrafo, invenção 100% lyonnaise.

A Basílica Notre-Dame de Fourvière vista de Vieux Lyon (Foto: flickr.com/dalbera)

A Basílica Notre-Dame de Fourvière vista de Vieux Lyon (Foto: flickr.com/dalbera)

A linda mansão que hoje abriga o Musée Lumière (Foto: flickr.com/saladisiac)

A linda mansão que hoje abriga o Musée Lumière (Foto: flickr.com/saladisiac)

A cidade é também um paraíso para os gulosos, já que é considerada o berço da gastronomia francesa que faz tanto sucesso mundo afora. O chef Paul Bocuse é o bambambam por lá e, além de ter uma série de restaurantes, dos mais chiques aos descolados, empresta seu nome ao mercadão Les Halles Paul Bocuse, que tem uma porção de bares, restaurantes e estandes com os melhores ingredientes imagináveis.

De quebra, Lyon tem uma localização privilegiada no sudeste da França, o que a torna um perfeito pit-stop para quem sai de Paris e vai curtir o verão no Mediterrâneo. A rede de trens TGV conecta a cidade a tudo que importa: são menos de duas horas até Paris, Genebra ou Marselha, por exemplo.

Siga @patifigueiredo_  no Instagram

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s