Passeios imperdíveis nos arredores de Amsterdã
Já esteve em Amsterdã e quer fazer um roteiro diferente? Veja quais são as melhores atrações nos arredores da capital da Holanda
Estive em Amsterdã duas vezes, mas nunca explorei as cidades próximas. Terei cinco dias lá e gostaria de saber os melhores bate e volta pra se fazer.
Régis Bastos, Belo Horizonte, MG
Morador de Amsterdã há oito anos, o paulistano Daniel Duclos, do blog Ducs Amsterdam, tem o roteiro. “Comecemos com uma paisagem holandesa daquelas de sonho de tão típicas: Zaanse Schans. O ônibus 391 da Conexxion sai da plataforma C da Estação Central e chega lá em 45 minutos. Você vai ver moinhos de vento, vaquinhas, fábrica de tamancos – em suma, uma alta concentração de holandesices que vai te render belas fotos e um dia agradável (especialmente com tempo bom: o passeio é basicamente ao ar livre).
Se você gosta de história e cerveja, a 15 minutos de trem saindo da capital fica Haarlem, uma cidade mais antiga que Amsterdã e com algumas das melhores cervejarias do país. Vá até a Jopenkerk, uma antiga igreja convertida em cervejaria, ou apenas ande pelo centro velho.
A cerca de 50 minutos de trem de Amsterdã tem Haia (a grafia, em holandês, é Den Haag), que é a sede do governo e da monarquia holandesas. Lá você pode ver os antigos prédios do Parlamento (Binnenhof) e a antiga casa de Maurício de Nassau (Mauritshuis) que é hoje um museu cheio de obras-primas, incluindo a famosa Garota com Brinco de Pérola, de Johannes Vermeer.
Se você quiser ver algo mais moderno, a cerca de uma hora de trem ao sul de Amsterdã fica Roterdã, sem aquela mistura canal-tijolinho-ponte que dá a famosa “cara de Holanda”. Em 1940, a cidade foi arrasada por um bombardeio nazista e reconstruída com a criatividade e a ousadia típicas holandesas, resultando em uma cidade de arquitetura variada, experimental e marcante. Ande ao longo do Rio Maas para ver o ousado skyline ou suba no Euromast, uma torre panorâmica que é o ponto mais alto da Holanda, para ter uma visão geral. Vale também fazer um passeio de barco pelo maior porto da Europa.”
Revista Viagem e Turismo — Novembro de 2015 — Edição 241