Parque Vila Sésamo qualifica-se para receber crianças autistas

Além do treinamento de funcionários, o parque terá salas silenciosas com luminosidade ajustável e fones de ouvido que bloqueiam sons

O Sesame Place, parque temático dedicado ao programa Vila Sésamo, em Langhorne, Estados Unidos, tornou-se o primeiro do mundo a receber a certificação de local preparado para receber autistas. O selo de aprovação foi dado pelo Conselho Internacional de Padrões de Credenciamento e Educação Continuada (IBCCES), entidade especializada em treinar profissionais e certificar escolas, hospitais e a indústria do turismo, entre outros, para receberem pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

Para ganhar a certificação, anunciada no Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril), o parque treinou os funcionários em sensibilização e conscientização, habilidades motoras, sociais e comunicacionais e outros conhecimentos importantes para as interações com crianças autistas e suas famílias. O parque deverá repetir o treinamento a cada dois anos para manter o certificado.

O Sesame Place também adicionou ao seu site um “guia sensorial” que mostra em que níveis os cinco sentidos são estimulados em cada atração.  Assim, famílias com crianças autistas podem planejar sua visita pensando em como as atrações podem afetar a recepção sensorial dos pequenos.

Além disso, o parque terá ainda duas salas silenciosas com luminosidade ajustável; áreas de menor sensorialidade para que os visitantes possam descansar ou assistir aos desfiles e fones de ouvido que bloqueiam sons, para pessoas com sensibilidade auditiva.

A iniciativa do Sesame Place vai ao encontro das novas políticas adotadas pela marca Vila Sésamo para aumentar a conscientização sobre o autismo e se tornar mais inclusiva para crianças no espectro. Entre as novidades, está Julia, uma nova personagem autista que entrou no programa (e no parque) em 2017.

O Sesame Place, que está localizado a 30 minutos de carro da Filadélfia e a uma hora e meia de Nova York, abrirá novamente no dia 28 de abril, para sua 38º temporada.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s