Pão inglês: curso de cozinha de Jamie Oliver

Em Londres, testamos um curso de cozinha da grife Jamie Oliver, o chef queridinho da TV que não para de lançar livros, abrir restaurantes...

Por Jonas Oliveira Atualizado em 16 dez 2016, 07h58 - Publicado em 28 jun 2013, 14h16

Cabelos espetados, olhos azuis, língua presa e uma velocidade de comunicação tão alta quanto a de executar receitas. Tão alta, aliás, quanto a de expandir um império. Em junho, o chef celebridade Jamie Oliver anunciou planos de abrir 20 novas unidades do restaurante Jamie’s Italian em cidades como Xangai, Pequim e Rio de Janeiro, em datas ainda incertas. Neste ano, a rede inaugura filiais em Moscou, São Petersburgo, Istambul, Cingapura e Canberra. Com uma fortuna estimada em £ 225 milhões, Oliver é uma usina de ideias lucrativas: seu próximo livro, Save with Jamie, ensinará receitas de baixo custo, um tema mais que conveniente em tempos de recessão europeia.

Mas, para conhecer uma das melhores sacadas de Oliver, ainda é preciso ir a Londres. Em três endereços da cidade, o Recipease Jamie Oliver (jamieoliver.com/recipease; de £ 15 a £ 75) promove aulas de culinária que fazem qualquer principiante, como eu, se sentir o próprio Jamie. Os cursos duram entre uma e duas horas e meia e abordam de massas a sushis, de carnes a tarefas simples, como fatiar legumes.

Jamie Oliver

O Rio está nos planos do chef inglês – Foto: Divulgação

Escolhi o curso de massa recheada na unidade de Clapham Junction. Jamie não está lá em pessoa, mas é onipresente nos suvenires, ingredientes e acessórios à venda. Ao chegar, fui orientado a lavar as mãos e colocar um avental. Então, juntei-me ao grupo de oito pessoas igualmente cruas na cozinha.

“Você aceita uma taça de vinho agora ou depois?”, perguntou-me a instrutora. Pensei em tomá-la de imediato para ter a embriaguez como álibi caso aquela tigela de farinha e ovos não virasse uma massa. Mas recuei, e fiz bem. A cada etapa, a monitora dava explicações didáticas e passava de aluno em aluno para conferir o progresso. Os ingredientes ajudavam – foi só alguém começar a beliscar o parmesão que ele quase acabou. No grande momento, meu primeiro ravióli tinha recheio de mais, o segundo, de menos, mas o terceiro ficou na medida. Enquanto cada um saboreava sua criação, o exército de Jamie se ocupava de toda a sujeirada. Este é o outro segredo do Recipease: poupar-nos dos aborrecimentos que acompanham o prazeroso ato de cozinhar.

Leia mais:

Check-in ## – Veja outras reportagens da edição de JULHO de 2013 da VT

Continua após a publicidade

48 Horas em Londres ##- Dicas de compras e passeios econômicos na capital do Reino Unido

48 Horas em Istambul ##- Do Grande Bazar à mesquitas dos sonhos, um roteiro pela maior cidade da Turquia

Europa barata: Inglaterra ##- € 31 é o preço de um almoço ou um jantar no Maze, do superchef Gordom Ramsay

48 Horas no Rio de Janeiro ##- Um bem corrido roteiro de dois dias pelas maravilhas do Rio

London pride ##- Uma seleção de 20 pubs clássicos – centenários ou modernos – e bons de cozinha

Continua após a publicidade
Publicidade