Os patrimônios imateriais mais curiosos da Unesco em 2017

34 manifestações foram incluídas na lista deste ano; a VT elegeu as 5 mais curiosas

A Unesco incluiu 34 novas manifestações à sua lista de Patrimônios Culturais Imateriais da Humanidade, entre festividades, apresentações musicais, jogos e rituais tradicionais oriundos de 36 países. A divulgação aconteceu no dia 9 de novembro durante a 12ª sessão do Comitê Internacional para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, na ilha de Jeju, na Coréia do Sul.

Entre a lista de patrimônios imateriais, criada em 2003 para demonstrar a diversidade cultural no mundo e aumentar a conscientização sobre tradições e folclore locais, e as listas de Patrimônio de Urgente Necessidade de Salvaguarda e a de Registros de Boas Práticas de Salvaguarda, a Unesco reconhece agora 470 patrimônios, em 117 países.

Confira algumas das manifestações culturais mais curiosas que foram inseridas na lista em 2017:

Jogos Assyk, no Casaquistão

Jogado tanto por adultos quanto por crianças, o intuito da disputa é usar um assyk, peça feita de um osso de ovelha, para derrubar os assyks que ficam no chão, com foco na posição em que o osso jogado cai. Existem muitas variações do jogo, mas na mais popular, ganha a pessoa que derruba a maior parte dos assyks à uma distância de aproximadamente 1,5 metro. Não entendeu? Dê um play no vídeo abaixo:

Tradição Kurenti, na Eslovênia

Praticado entre o Natal das Velas (dia 2 de Fevereiro) e a quarta feira de cinzas, o Kurenti é uma tradição em que os manifestantes vão de porta em porta pelos vilarejos da região de Putj e pulam em círculo ao redor dos donos das casas, usando uma roupa feita de pelos onde estão pendurados cinco sinos. Para os eslovacos, o som dos sinos e a movimentação dos Kurenti afasta todo o mal e traz felicidade aos donos da casa.

Juízes de água, no Peru

Os juízes de água fazem parte de um sistema desenvolvido em Corongo, no norte do Peru, que, baseada na agricultura, tem na água um dos seus elementos mais importantes. Neste sistema, os juízes são a autoridade máxima e se responsabilizam por manejar o fornecimento e distribuição de água para a população e garantir o uso correto da terra, assegurando a existência desses dois recursos para as futuras gerações. O papel dos juízes também tem bastante relação com a espiritualidade do povo, já que eles são responsáveis por organizarem festividades como a Páscoa e a Festa de São Pedro, o padroeiro da cidade.

Kok-Boru, no Quirguistão

No Kok-Boru, dois times montados a cavalo competem para levar uma carcaça de bode ao gol oposto. Ganha quem fizer a função mais vezes ao fim dos três tempos, de 20 minutos cada. O esporte é muito popular e é jogado tanto por pessoas comuns como por times amadores e profissionais.

Carnaval de Basel, na Suíça

Começando na primeira segunda-feira após a quarta-feira de cinzas, o carnaval consiste em três dias de desfiles, em que a população sai fantasiada e, com músicas, carros alegóricos e danças, comentam notícias nacionais e internacionais e satirizam as falhas e erros do governo e da população.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s