Os melhores e menos visitados destinos europeus de 2018

A região de Emília- Romanha ficou em primeiro lugar no ranking dos melhores destinos tendência da Europa para conhecer em 2018

Por Ariene Leite Atualizado em 15 jun 2018, 19h49 - Publicado em 15 jun 2018, 19h36

Divulgado em maio, a 6ª edição do levantamento “Best in Europe”, feito pela editora de guia de viagens, Lonely Planet, escolheu a Emília-Romanha, na Itália, como a melhor região da Europa para visitar em 2018.

Diferente das outras edições, o ranking deste ano foi focado nas cidades e regiões menos visitadas do continente com o intuito de desafogar aquelas que sofrem com um excedente de turistas.

  • Além da região de Emília-Romanha, conhecida como o berço gastronômico da Itália, outros destinos como Cantábria, no norte da Espanha, e Frísia, na Holanda, também apareceram no ranking, ocupando o segundo e terceiro lugar, respectivamente.

    No ano passado, Zagreb, capital da Croácia, ficou em primeiro lugar no ranking, seguido de Gotland, maior ilha da Suécia, e de Galícia, comunidade autônoma da Espanha. Entre os critérios que influenciaram na decisão das regiões estão: a riqueza gastronômica, a inauguração de museus e espaços artísticos, e a beleza das paisagens naturais de alguns destinos.

    Emília-Romanha

    Guarda-chuva colorido na rua de Ferrara, Itália
    Guarda-chuvas pendurados na rua de Ferrara, comuna italiana smiltena/iStock

    A região italiana, composta pelas comunas de Bolonha, Ferrara, Forlì-Cesena, Módena, Parma, Placência, Ravena, Reggio Emilia e Rimini, foi escolhida principalmente pela sua riqueza gastronômica. É de lá que nasceu o famoso ragu (molho à base de carne cozida), na cidade de Bolonha, o vinagre balsâmico, em Modena, o queijo parmesão e o presunto de Parma (de Parma).

    O destino conta também com o maior parque gastronômico do mundo, o FICO Eataly World, que possui mais de 40 restaurantes e bares, espaço para oficinas de gastronomia e área para cultivo de plantas. Além da gastronomia, Emília-Romanha também é lembrada por ser a “terra dos motores”, por abrigar as sedes de montadoras de carros de luxo, como Ferrari e Lamborghini.

    Confira a lista completa dos melhores destinos europeus a serem visitados em 2018:

    1. Emília-Romanha, Itália
    2. Cantábria, Espanha
    3. Friesland, Holanda
    4. Kosovo
    5. Provence, França
    6. Dundee, Escócia
    7. Small Cyclades, Grécia
    8. Vilnius, Lituânia
    9. Vipava Valley, Eslovênia
    10. Tirana, Albânia
    Continua após a publicidade
    Publicidade