Os mais belos teatros do mundo

Construções clássicas, modernas e repletas de detalhes que fazem qualquer um suspirar. Saiba onde encontrá-las e o que exatamente esperar da programação

Por Camila Honorato, Ludmilla Balduino Atualizado em 16 jul 2019, 15h22 - Publicado em 6 ago 2015, 17h27

O teatro é uma das mais belas e mais antigas expressões artísticas do mundo. As primeiras intervenções desse gênero surgiram na pré-história, com as danças que relatavam o dia a dia dos povos primitivos.

No Egito e no Antigo Oriente, reis e faraós eram homenageados com música, danças e diálogos dramáticos. Foi na Grécia Antiga que o teatro tomou o formato bem próximo ao que conhecemos hoje, quando Téspis de Ática personificou a figura do deus do vinho Dionísio, que era exaltado em festas e procissões que celebravam as colheitas e safras das uvas.

De lá pra cá, o teatro se desenvolveu, adquiriu novos formatos e gêneros. As tragédias gregas logo deram forma às encenações de obras de Shakespeare, bem como de novos autores que surgiram através dos séculos.

No Brasil, os maiores autores do gênero incluem nomes como Ariano Suassuna, Dias Gomes, Plínio Marcos e o eternamente provocativo Nelson Rodrigues.

  • É claro que uma arte tão extraordinária precisaria de belas casas que abrigassem sua grandiosidade, resultando no desenvolvimento de diversas contruções que tomaram forma ao redor do mundo.

    Mas nem só do teatro sobrevivem esses belos edifícios: os palcos também são o lar de óperas, concertos de música clássica, musicais, shows e apresentações de ballet e outras danças.

    Pra quem é apaixonado pelas artes e se encanta com a arquitetura impressionante oferecida por essas casas, vale a pena conferir a nossa galeria com os mais belos teatros do mundo. Veja quais são:

     

  • Continua após a publicidade
    Publicidade