Os 7 Patrimônios Naturais da Unesco no Brasil

Eles receberam o selo da Unesco de importância ambiental e agora têm mais um motivo para não serem destruídos

Por Camila Honorato Atualizado em 4 Oct 2019, 14h42 - Publicado em 11 Jul 2016, 22h34

“Moro num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”. Jorge Ben Jor sabia bem sobre o que estava cantando em uma das músicas mais conhecidas e aclamadas do Brasil. Aliás, bonito por natureza é uma característica que vale a fama do país no mundo inteiro – e com uma boa razão!

A Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) já tombou patrimônios ao redor do mundo que valem cada minuto da atenção do visitante e, com certeza, trazem uma experiência inesquecível! Exemplos disso são os Lagos de Plitvice, na Croácia, e a Ilha de Páscoa, no Chile. Mas diz aí: você sabe quais são os patrimônios naturais do nosso país?

Na galeria acima, você descobre quais lugares valeram o tombamento pela organização, além de ter uma experiência visual enriquecedora. Quem sabe um deles não é seu próximo destino de viagem?

O que são os Patrimônios Naturais?

Pra ser tombado como Patrimônio Natural da Unesco, o lugar precisa atender a pré-requisitos específicos da organização. Com o título de Operational Guidelines, o documento, que é constantemente revisado por um comitê, tem por objetivo inscrever patrimônios, separados por uma lista mundial e uma lista de risco, garantir sua proteção e conservação, oferecer assistência internacional através de um fundo e mobilizar um suporte nacional e internacional a favor da chamada convenção.

Dentro da organização, o comitê analisa a possibilidade do mesmo ser tombado como Patrimônio da Humanidade, podendo este estar classificado em três categorias: natural, cultural ou misto. O natural inclui formações físicas, geológicas e biológicas, com áreas ocupadas por espécies diversas de animais e vegetações, com valor científico e estético. Os patrimônios brasileiros, citados acima, são ecossistemas riquíssimos.

Caso o patrimônio em si esteja em risco, ele recebe uma atenção especial da organização. O tombamento permite que o país receba recursos e ganhe mais evidência turística.

Continua após a publicidade
Publicidade