Parques e cachoeiras, dunas e lagoas, trekkings e futuações. Selecionamos os melhores lugares para se aventurar e curtir paisagens surreais. Prepare a sua mochila e pegue a estrada para curtir um país bonito por natureza!
-
1. Alter do Chão (PA)
zoom_out_map
1/50 Por não ser tão popular ainda entre turistas do Sul e Sudeste, pode ser considerada um dos paraísos perdidos no Brasil. Busque hospedagens em Alter do Chão (lubasi/Flickr/Flickr)
-
2. Alto Caparaó (MG)
zoom_out_map
2/50 A cidade tem a principal entrada para o Parque Nacional do Caparaó, que fica na na divisa entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo e tem como principal atrativo o Pico da Bandeira, terceira montanha mais alta do país. Busque hospedagens em Caparaó (Creative Commons/Wikimedia Commons)
-
3. Bonito (MS)
zoom_out_map
3/50 Em Bonito, ninguém põe o pé sem antes fazer reserva, pagar taxa de visita e contratar um guia. Mesmo com toda a estrutura disponível aos turistas, muitos atrativos parecem intocados. É o caso do Rio Sucuri, na foto. Busque hospedagens em Bonito (Thinkstock/Thinkstock)
-
4. Brotas (SP)
zoom_out_map
4/50 A cidade é a capital paulista do turismo de aventura. O rafting no rio Jacaré-Pepira é um dos programas mais procurados. Tirolesas e rapéis também são populares. Busque hospedagens em Brotas (CAROL DA RIVA/Wikimedia Commons)
-
5. Cambará do Sul (RS)
zoom_out_map
5/50 Os cânions Itaimbezinho e Fortaleza são os mais procurados e imperdíveis na região. Além dos cânions, os turistas também procuram (e encontram) belas cachoeiras. Busque hospedagens em Cambará do Sul (Flickr / Miriam Cardoso de Souza / admiriam/Flickr)
-
6. Canela (RS)
zoom_out_map
6/50 Belas paisagens serranas são o que não faltam. Com destaque para a Cascata do Caracol (foto) e programas que envolvem muita adrenalina, com atividades como rapel, arvorismo e escalada. Busque hospedagens em Canela (Creative Commons/Wikimedia Commons)
-
7. Caravelas (BA)
zoom_out_map
7/50 A cidade serve como base para as embarcações que rumam ao Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, detentor da maior formação de corais do Atlântico Sul e um dos melhores pontos de mergulho do país. Busque hospedagens em Caravelas (Oscar Cabral/Wikimedia Commons)
-
8. Chapada Diamantina (BA)
zoom_out_map
8/50 As cachoeiras, rios, cânions e grutas, que formam cenários inacreditáveis, fazem do Parque Nacional da Chapada Diamantina um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil. As atrações valem a visita e encantam os aventureiros. Busque hospedagens na Chapada Diamantina (Jeferson de Sousa/Wikimedia Commons)
-
9. Chapada dos Guimarães (MT)
zoom_out_map
9/50 Com suas enormes formações rochosas, mirantes e cachoeiras, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, criado em 1989, é umas das principais atrações do Cerrado brasileiro. Busque hospedagens na Chapada dos Guimarães (Creative Commons/Wikimedia Commons)
-
10. Chapada dos Veadeiros (GO)
zoom_out_map
10/50 A Chapada dos Veadeiros abriga rios cristalinos, cachoeiras de mais de 100 metros, trilhas e paredões de pedra. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi declarado Patrimônio Mundial pela Unesco em 2001. Busque hospedagens na Chapada dos Veadeiros (François Calil/Divulgação)
-
11. Conceição do Ibitipoca (MG)
zoom_out_map
11/50 O Parque Estadual do Ibitipoca é o principal atrativo da região. Suas trilhas de diferentes níveis de dificuldade atraem famílias e aventureiros. Busque hospedagens em Conceição do Ibitipoca (Glauco Umbelin/Flickr/Flickr)
-
12. Fernando de Noronha (PE)
zoom_out_map
12/50 Em Fernando de Noronha, além das paisagens surreais, tartarugas gigantes, cardumes coloridos e golfinhos enchem os olhos de quem passa pelo destino. Baía do Sancho, Baía dos Porcos e Praia do Leão estão entre as mais bonitas do Brasil. Busque hospedagens em Fernando de Noronha (Thinkstock/Thinkstock)
-
13. Florianópolis (SC)
zoom_out_map
13/50 As praias mais selvagens e sossegadas ficam no sul da ilha. São tantas praias que nem todas têm nome. Como se não as bastasse, Floripa também agrada com suas lagoas, dunas, montanhas e mangues. Busque hospedagens em Florianópolis (Creative Commons/Wikimedia Commons)
-
14. Foz do Iguaçu (PR)
zoom_out_map
14/50 A cidade tem o segundo cartão postal brasileiro mais reconhecido mundo afora, graças à beleza sem fim das Cataratas do Parque Nacional do Iguaçu. Busque hospedagens em Foz do Iguaçu (iStock/Thinkstock/iStock)
-
15. Gonçalves (MG)
zoom_out_map
15/50 A zona rural da cidade atrai turistas em busca de suas cachoeiras e mirantes. Busque hospedagens em Gonçalves (Acervo Setur/Divulgação)
-
16. Gruta da Lagoa Azul, Nobres (MT)
zoom_out_map
16/50 Alternativa a Bonito (MS), o destino é muito procurado para mergulho e flutuação. Os rios cristalinos cheios de peixes, as grutas e cachoeiras encantam quem visita a cidade. Busque hospedagens no Mato Grosso (Creative Commons/Wikimedia Commons)
-
17. Ilhabela (SP)
zoom_out_map
17/50 A ilha encanta não só pela suas praias, mas também pelas trilhas, cachoeiras e mirantes. Os mergulhadores também se esbaldam com os navios naufragados nos fins do século 19 e início do 20. Busque hospedagens em Ilhabela (Reginaldo Pupo/Agência Facto/divulgação/Divulgação)
-
18. Ilha Grande (RJ)
zoom_out_map
18/50 O destino é conhecido pelas belas praias combinadas a um preservado trecho da Mata Atlântica.O único jeito de alcançar a ilha é de barco, a partir de Angra dos Reis ou de Mangaratiba. Busque hospedagens em Ilha Grande (Andrea DAmato/Wikimedia Commons)
-
19. Ilha do Mel (PR)
zoom_out_map
19/50 Carros não entram na Ilha, o que faz a jornada do turista, durante toda a viagem, ser sobre trilhas de areia. Durante o dia, os aventureiros podem fazer trilhas e curtir as praias mais distantes e remotas. Busque hospedagens na Ilha do Mel (Joel Rocha/Wikimedia Commons)
-
20. Iporanga (SP)
zoom_out_map
20/50 A cidade abriga três dos quatro núcleos de visitação do Petar (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira). Passeios nas cavernas e cachoeiras são as atividades mais procuradas. Busque hospedagens em Iporanga (MARCOS KIM/Wikimedia Commons)
-
21. Itacaré (BA)
zoom_out_map
21/50 A antiga vila de pescadores vive do ecoturismo. Apesar da melhoria na infraestrutura da cidade, as praias continuam intocadas e selvagens. Busque hospedagens em Itacaré (Ricardo Freire/Reprodução)
-
22. Itatiaia (RJ)
zoom_out_map
22/50 A cidade hospeda o Parque Nacional do Itatiaia, o primeiro parque nacional brasileiro. A região tem uma extensão da Serra da Mantiqueira, o que atrai montanhistas de todo o país. Busque hospedagens em Itatiaia (Reinaldo Meneguim/Wikimedia Commons)
-
23. Itaúnas (ES)
zoom_out_map
23/50 O destino é valorizado por suas praias selvagens e belas dunas. Busque hospedagens em Itaúnas (Tadeu Bianconi/Wikimedia Commons)
-
24. Jalapão (TO)
zoom_out_map
24/50 O cenário é um dos mais lindos do Brasil e mesmo assim não é muito visitado. Cachoeiras cristalinas, piscinas naturais verde-esmeralda, chapadões e dunas compensam as dificuldades para chegar ao local. Busque hospedagens no Jalapão (Abril/Dedoc Abril)
-
25. Jericoacoara (CE)
zoom_out_map
25/50 O ar rústico permanece na, hoje, popular Jericoacoara. Cenários locais clássicos como a Duna do Pôr do Sol não perderam a beleza de alguns anos atrás. Busque hospedagens em Jericoacoara (Creative commons/Flickr/rosanetur/Flickr)
-
26. Lençóis Maranhenses (MA)
zoom_out_map
26/50 É um destino daqueles que sempre supera as expectativas do turista. Os guias são importantes e ter preparo físico ajuda nas caminhadas sob o sol. Busque hospedagens em Lençóis Maranhenses (Thinkstock/Thinkstock)
-
27. Manaus (AM)
zoom_out_map
27/50 O destino é porta de entrada para conhecer a Floresta Amazônica, o maior bioma brasileiro. A metrópole também reservas boas amostras amazônicas em sua área central. Busque hospedagens em Manaus (Embratur/ Portal da Copa/Divulgação)
-
28. Monte Verde (MG)
zoom_out_map
28/50 O romantismo da cidade não deixa suas atrações menos radicais. Tiroleas, trekking e passeio de quadriciclo fazem parte da rotina diária de passeios turísticos locais. Busque hospedagens em Monte Verde (Ludmilla Balduino/Viagem e Turismo)
-
29. Morro de São Paulo (BA)
zoom_out_map
29/50 A vila não é mais tão pacata como há vinte anos. Em compensação, o destino oferece uma infraestrutura confortável e as praias se mantêm charmosas. Busque hospedagens no Morro de São Paulo (Creative Commons/Wikimedia Commons)
-
30. Novo Airão (AM)
zoom_out_map
30/50 A cidade é base para explorar os esplendorosos e (quase) intocados Parque Nacional de Anavilhanas e Parque Nacional do Jaú. Busque hospedagens em Novo Airão (Valdemir Cunha/Wikimedia Commons)
-
31. Pantanal (MT/MS)
zoom_out_map
31/50 Pantanal (MT/MS) As mais de 650 espécies de aves catalogadas na região são apenas um dos motivos para conhecer o Pantanal. Pesca, safári fotográfico e focagem noturna de animais estão entre os programas mais procurados. Busque hospedagens no Pantanal (Haroldo Palo Jr/Fundação Grupo Boticário/Divulgação)
-
32. Paraty (RJ)
zoom_out_map
32/50 Para alcançar as praias mais lindas de Paraty, é preciso encarar trilhas no meio do mato ou passeios de barco pela baía, contornando ilhas e ilhotas. Como recompensa, você terá a seus pés as areias do Sono, que ainda dá acesso às isoladas enseadas de Antigos e Antiguinho. Busque hospedagens em Paraty (marguerite/Flickr/Flickr)
-
33. Parnaíba (PI)
zoom_out_map
33/50 A cidade, segunda maior do Piauí, é base para os passeios no Delta do Parnaíba e abriga outras atrações como praias e a Lagoa do Portinho. Busque hospedagens em Piauí (Divulgação/Divulgação)
-
34. Parque Nacional do Monte Roraima - Boa Vista (RR)
zoom_out_map
34/50 O platô que abriga o topo do Monte Roraima é um dos pontos mais elevados do país, a 2.734 metros de altitude. A paisagem deslumbra os turistas com seus grandes paredões, cachoeiras, lagos e formações rochosas curiosas. Busque hospedagens em Roraima (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)
-
35. Pedra Azul (ES)
zoom_out_map
35/50 O Parque Estadual engloba parte do município de Domingos Martins e o trecho mais belo da serra capixaba. O relevo montanhoso é responsável pelas belezas e atrações locais. Busque hospedagens próximas à Pedra Azul (Weverson Rocio/Wikimedia Commons)
-
36. Petrópolis (RJ)
zoom_out_map
36/50 A cidade é um dos principais destinos de serra do país. O Parque Nacional da Serra dos Orgãos destaca a natureza local com a possibilidade de fazer trilhas e apreciar vistas maravilhosas. Busque hospedagens em Petrópolis (wikimedia commons/Wikimedia Commons)
-
37. Pirenópolis (GO)
zoom_out_map
37/50 A cidade esbanja cachoeiras e áreas verdes para atividades diurnas. Os aventureiros podem explorar belas vistas da região escalando o Monte dos Pirineus. Durante a noite quem ganha vez é a Rua do Lazer, com seus bares e restaurantes. Busque hospedagens em Pirenópolis (Creative Commons/Wikimedia Commons)
-
38. Praia da Pipa (RN)
zoom_out_map
38/50 Turistas do mundo inteiro são atraídos pelas águas azuis-esverdeadas das praias da região, sempre povoadas por golfinhos. A atmosfera hippie-chique também dá o tom ao local. Busque hospedagens no Rio Grande do Norte (Flickr/creative commons/rvcroffi/Flickr)
-
39. Presidente Figueiredo (AM)
zoom_out_map
39/50 As cachoeiras no meio da floresta agradam os turistas que buscam um contato com a selva. Existem opções de trilhas curtas e acessíveis e outras com grau de dificuldade maior. Busque hospedagens em Presidente Figueiredo (José Eduardo Camargo/Wikimedia Commons)
-
40. Santa Bárbara (MG)
zoom_out_map
40/50 Patrimônio natural e histórico, o Santuário do Caraça possui trilhas e cachoeiras - além de lobos-guarás, que podem ser vistos ao anoitecer. Busque hospedagens em Santa Bárbara (NELIO RODRIGUES/Wikimedia Commons)
-
41. São José do Barreiro (SP)
zoom_out_map
41/50 A Trilha do Ouro é o mais famoso atrativo do Parque Nacional da Serra da Bocaina, com trechos de piso pé-de-moleque, cachoeiras e contato direto com a Mata Atlântica. Para os menos aventureiros, há trilhas menores e boas pousadas para descansar. Busque hospedagens em São Jose do Barreiro (Creative commons/Flickr/Glauco Umbelino/Flickr)
-
42. São Sebastião (SP)
zoom_out_map
42/50 É o trecho mais badalado do litoral paulista. Os cem quilômetros da orla são rodeados pela Mata Atlântica e fomentados por bons hotéis e boa gastronomia. Busque hospedagens em São Sebastião (Joao Lara Mesquita/Wikimedia Commons)
-
43. Serra da Canastra (MG)
zoom_out_map
43/50 A paisagem do Parque Nacional da Serra da Canastra é feita de Campos de Altitude e Cerrado. Muitas atrações têm o acesso complicado. Algumas têm a contratação de um guia como requisito obrigatório. Busque hospedagens na Serra da Canastra (leitora Carla Marques/Reprodução)
-
44. Serra da Capivara (PI)
zoom_out_map
44/50 O Parque Nacional da Serra da Capivara é um oásis na região semi-árida do sudeste do Piauí. A região tem uma paisagem única, com cânions, baixões e serras, e de uma enorme concentração de arte rupestre pré-histórica. Busque hospedagens em Piauí (Divulgação/Divulgação)
-
45. Serra do Cipó (MG)
zoom_out_map
45/50 Importante santuário da flora brasileira, o Parque Nacional Serra do Cipó (MG) alia longas trilhas com numerosas nascentes, riachos e cachoeiras das bacias do Rio São Francisco e Rio Doce. Busque hospedagens na Serra do Cipó (Roneijober Alves Andrade / Divulgação/Divulgação)
-
46. Socorro (SP)
zoom_out_map
46/50 Todos podem se aventurar nas atrações de Socorro. A cidade é pioneira em acessibilidade para turismo de aventura. As corredeiras do Rio do Peixe são ideais para os iniciantes no rafting. Busque hospedagens em Socorro (Jair Magri/Wikimedia Commons)
-
47. Teresópolis (RJ)
zoom_out_map
47/50 O Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Teresópolis (RJ), é a principal atração para os amantes da natureza. Entre trilhas e piscinas naturais, abriga o Pico Dedo de Deus (foto), ícone da região. Busque hospedagens em Teresópolis (FLAVIO VELOSO/Wikimedia Commons)
-
48. Ubatuba (SP)
zoom_out_map
48/50 Dentre as 102 praias da costa, sempre tem alguma que surpreende, seja pelo verde do mar ou a exuberância da Mata Atlântica. O destino atrai surfistas, famílias e quem busca sossego. Busque hospedagens em Ubatuba (Guilherme Andrade/Wikimedia Commons)
-
49. Urubici (SC)
zoom_out_map
49/50 É um dos destinos mais frios do país, com histórico de neve no inverno. Paisagens como a Serra do Corvo Branco (foto) e o Morro da Igreja fazem da cidade um bom lugar para ecoturismo. Busque hospedagens em Urubici (creative commons/Wikimedia Commons)
-
50. Visconde de Mauá (RJ)
zoom_out_map
50/50 Em Visconde de Mauá durante o dia o principal programa são as caminhadas para curtir a natureza local. À noite é hora de desfrutar a boa gastronomia e relaxar em algum dos confortáveis hotéis da região. Busque hospedagens em Visconde de Mauá (Creative Commons/Wikimedia Commons)
Faltou Capitólio-MG. Em Parnaíba, faltou a praia Pedra do Sal que pra mim é incrivelmente rustica e inesquecivel.