1. Cerreto
“Na região da Langhe estão os melhores vinhos italianos, e é possível agendar visitas a quase todas as vinícolas. Recomendo a Ceretto, que construiu um prédio incrível de vidro no meio das colinas de Barolo, de onde se pode avistar todo o vale.”
2. Piazza Duomo
“Localizado em Alba, é um dos cinco restaurantes italianos com três estrelas Michelin (e onde eu tive o privilégio de trabalhar). Se você não conseguir reserva, ou quiser gastar menos, vá ao Enrico Crippa, no La Piola, no andar de baixo.”
3. Ilhas Borromeo
“Para visitar essas lindas ilhas, no Lago Maggiore, vá até a cidade de Stresa, onde você combina o passeio com um dos barqueiros de plantão na Piazza Marconi. Não deixe de descer na maior delas, a Isola Bella, e aproveitar o dolce far niente.”
4. Eataly
“Em Lingotto, distrito de Turim, encontramos a loja original do Eataly, que hoje tem várias unidades espalhadas pelo mundo. A especialidade, claro, é a gastronomia italiana.”
5. Museu Egípcio e Mostra de Cinema
“Pouca gente sabe, mas Turim tem o maior museu egípcio fora do Egito. Vale a visita, como também ao Museu Nacional de Cinema, que é mais uma grande mostra interativa. Fica na Mole Antonelliana, edifício-símbolo da cidade.”
6. Caffè Al Bicerin
“Lugar para tomar o Bicerin, drinque à base de café, chocolate e leite, reconhecido como patrimônio de Turim. Lá também você encontra o chocolate típico da cidade, o Giandujotto, sucesso mundo afora desde 1865.”
As sugestões são de Carlos Bertolazzi, chef e proprietário dos restaurantes Per Paolo e Zenna Caffé.