Novas regras de segurança causam filas em aeroportos brasileiros

Por Ana Luiza Tieghi 18 jul 2016, 23h58

Quem embarcou nesta segunda-feira (18) em voos domésticos nos aeroportos brasileiros enfrentou procedimentos de segurança similares aos aplicados em voos internacionais.

A Anac comunicou na última sexta-feira (15) que o reforço na segurança passaria a vigorar com prazo indeterminado. Faltando apenas 18 dias para a abertura das Olimpíadas, a agência afirma que não há relação entre a maior rigorosidade com a segurança e a proximidade dos jogos. Segundo o órgão, o objetivo é tornar as medidas similares às praticadas internacionalmente.

A principal mudança é que passageiros que portem notebooks na bagagem de mão precisam retirá-los e colocar o computador em uma bandeja separada. Segundo a agência, o eletrônico dificulta a visualização do interior da bagagem pela máquina de raio x.

Revistas físicas também fazem parte das novas medidas, e ocorrem de forma aleatória. Os critérios para seleção dos passageiros não foram informados pela Anac, mas quem se negar a ser revistado não poderá seguir viagem. Elas podem acontecer com qualquer passageiro, mesmo aqueles que aparecem “limpos” no raio x. O mesmo vale para revistas manuais na bagagem, que poderão ser abertas para inspeção.

As revistas poderão acontecer em público ou em uma sala privada, sempre com uma testemunha. Crianças também estão sujeitas à inspeção.

Os novos procedimentos causaram lentidão em alguns aeroportos na manhã de hoje. Em Congonhas houve filas para acessar a área de embarque e cinco voos atrasaram. Santos Dumont, Viracopos e o aeroporto de Brasília também registraram filas anormais para o período.

A Anac pediu hoje que os passageiros cheguem com pelo menos duas horas de antecedência aos aeroportos, o dobro da recomendação usual, e que retirem cintos, celulares e notebooks antes de passarem pela máquina de raio x, para agilizar o processo. A agência criou uma página especial de perguntas e respostas sobre os procedimentos.

Continua após a publicidade
Publicidade