Com o fim da temporada de cruzeiros, é hora de os turistas embarcarem nos roteiros de volta à Europa – bom, pelo menos os viajantes que têm perfil para a longa travessia.
Em itinerários de 16 a 20 noites, os três navios que ainda têm vagas fazem paradas na costa brasileira, singram o Atlântico e ancoram em portos do Mediterrâneo, até chegarem ao último destino.
A infra a bordo inclui pensão completa, shows, festas e atividades mil, a preços atraentes. No Pullmantur Sovereign, por exemplo, as 19 noites entre Brasil, Gibraltar, Marrocos e Espanha custam desde R$ 3 520, ou R$ 220 por diária.
No desembarque, você pode estender as férias a seu bel prazer, beneficiando-se das facilidades de transporte do Velho Mundo.
Conhecidos os prós, passemos aos contras.
Como são mais de duas semanas em alto-mar, o programa é indicado para quem já provou uma trip de cruzeiro e, claro, aprovou. Na travessia, os navios navegam até sete dias sem parar, limitando o lazer às atrações do barco.
Outra questão é o fato de as tarifas não incluírem as excursões nas escalas nem as bebidas a bordo, que encarecem a conta – informe-se antes sobre os pacotes pré-pagos, embora também não sejam baratos.
Por fim, tem a volta – e, para quem não sabe, as aéreas cobram mais por um trecho de voo do que pela viagem completa. O jeito, assim, é comprar a passagem de lá pra cá com ida e volta e, depois, lutar por algum reembolso da metade não voada.
Tudo somado, os R$ 3520 passam dos R$ 7000, ainda um preço aceitável, já que inclui hospedagem, diversão e alimentação por duas semanas, visitas a cidades do Mediterrâneo e desembarque na Europa com o bilhete de retorno no bolso.
Na reserva, cheque se a armadora vende pacotes com aéreo e compare os tarifas.
Revista Viagem e Turismo — Fevereiro de 2016 — Edição 244
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