Museu do Café, em Santos, resgata a história do café no Brasil; veja fotos

Antigo espaço da Bolsa Oficial do Café revela muito sobre o passado do Brasil

Por Anderson Estevan Atualizado em 16 Dec 2016, 08h43 - Publicado em 11 Apr 2012, 23h13

Que tal beber um bom cafezinho e aproveitar para entender a importância histórica e econômica destes grãos para o Brasil? Um dos locais que busca resgatar e preservar esta rica trajetória é o Museu do Café, em Santos.

Inaugurado em 1998, o museu está localizado no mesmo prédio da antiga Bolsa Oficial do Café, mercado formalizado para a venda de café nas primeiras décadas do século 20. Depois de anos de funcionamento, o local foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2009, consolidando-se como um ponto turístico da cidade.

Além do grande acervo de documentos e fotos apresentados no espaço, as principais atrações são as telas e painéis de Benedicto Calixto e o Salão do Pregão – composto por uma mesa principal e setenta cadeiras -, onde eram realizadas as negociações que determinavam as cotações diárias das sacas de café na época. Os pregões eram realizados no edifício da Bolsa Oficial de Café até a década de 1950, quando os negócios foram transferidos para São Paulo.

O museu também realiza exposições (temporárias e permanentes) que ilustram um pouco melhor a história e a importância do café na vida e principalmente na economia do Brasil. A mostra “A trajetória do café no Brasil” está dividida em três módulos – O café e o trabalho, Café e novas rotas e Santos e o porto. Nesta área, o visitante acompanha a linha do tempo da produção de café no Brasil, desde a chegada dos grãos ao País até o tempo dos grandes barões e baronesas do café. Nas exposições temporárias, os visitantes poderão conferir períodos pontuais desta história.

Após o passeio, é hora de parar na Cafeteria do Museu, que trabalha com as marcas Cerrado de Minas, Sul de Minas, Alta Mogiana, Chapadão do Ferro, Blend da Cafeteria, Orgânico, Vale da Grama, e Jacu Bird Coffee. Este último é o café mais caro e raro do Brasil, obtido com os grãos expelidos pelo pássaro Jacu, que se alimenta dos frutos do café.

Museu Oficial do Café

Onde: rua XV de Novembro, 95, Centro, Santos, São Paulo – SP

Quando: terça-feira a sábado, das 09h às 17h ; domingos, das 10h às 17h

Quanto: R$ 5

Continua após a publicidade

Leia mais:

Página especial do centenário da cidade de Santos (SP)

Cafeterias famosas da Europa

Fotos: 10 fazendas de café que se tornaram hotéis cheios de história

Hospedagens de charme em Gramado e Canela

25 Restaurantes e cafés em Paraty

Museu do Café, em Santos, resgata o passado da cafeicultura paulista

Passeio pelo Ipiranga: Museu Paulista e arredores

70 sugestões de passeio pelas montanhas, litoral e interior paulistas

Continua após a publicidade
Publicidade