Museu com crianças? Dicas para aproveitar ao máximo!

Eu adoro ir a museus. Parar em frente às obras, ler a descrição, olhar com calma. É verdade que depois de ter filhos muda um pouco… olha a obra rapidamente, pega a criança que está escalando perigosamente o banquinho; lê o nome da obra, fala para a criança não colocar a mão no quadro; começa a ler a descrição, corre atrás da criança que foi para a outra sala… volta com a criança no colo, tira uma foto da descrição para ler depois e segue para a próxima obra!!!

Foto: Josh Staiger/Flickr/Creative commons

Foto: Josh Staiger/Flickr/Creative commons

É realmente mais tumultuado, mas não deixe de ir a museus por causa disso. Seus filhos vão tomar gosto também. Algumas dicas para facilitar:

  1. explique para a criança no caminho que estão indo ao museu, como vai ser e como ela deve se comportar;
  2. leve para ela um bloquinho de papel e um lápis. Se ela já souber escrever, peça para anotar os nomes das obras que mais gostou. Se não, diga para ela desenhar as obras preferidas;
  3. dê um rolo de papel, destes que vem dentro do papel toalha ou do papel alumínio, e diga para a criança “investigar” através da “luneta” os pequenos detalhes dos quadros. Sem encostar neles, claro!
  4. outra ideia para deixar o passeio mais interessante para eles é pedir para contarem (e anotarem no caderno) quantos quadros vermelhos tinha na exposição, quantas obras de pessoas peladas, que tipos de animais estavam pintados nos quadros, etc.
Foto: acervo Família Nômade

“Investigando” as plantas (foto: Família Nômade)

Uma dica é dar preferência para as exposições com obras interativas como a do Leonardo da Vinci, em São Paulo. Em uma das instalações, era preciso apertar um botão para mover a “engenhoca” e cada vez que isso acontecia, acendia uma luz vermelha. Minha filha ficou um tempão apertando o tal do botão para ver a luz acender e eu pude ler com calma toda a descrição do invento de da Vinci!

Exposição sobre Leonardo da Vinci em SP (foto: Família Nômade)

Exposição sobre Leonardo da Vinci em SP (foto: Família Nômade)

E, melhor ainda, os museus pensados nas crianças. Em São Paulo, o Catavento Cultural é um lugar fantástico para levar os filhos. Ele é um museu feito para os pequenos. Tem bolha de sabão que você entra dentro, trem que você comanda, instrumentos e tubos para fazer música, um gerador de Van de Graaff (aquela bola que arrepia os cabelos) e muitas outras instalações interessantes. Para saber mais clique aqui.

Catavento Cultural: um museu para crianças (foto: Família Nômade)

Catavento Cultural: um museu para crianças (foto: Família Nômade)

E “bora pro museu”!

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s