Continua após publicidade

Mini Estrada Real: um lugar para aprender mais sobre História e ainda se divertir

Por Tatiana Escosteguy
9 set 2015, 00h38

A cidade de Paraty fica no final da Estrada Real (ou no começo, dependendo do ponto de vista). O caminho histórico tem 1.630 quilômetros e passa por 3 estados brasileiros: Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. A Estrada foi construída no século 17, para que o ouro e os diamantes encontrados em Minas Gerais chegassem até os portos do Rio de Janeiro e assim fossem enviados para Portugal.

A Mini Estrada Real abre ao público todos os dias

A Mini Estrada Real abre ao público todos os dias

E que tal aprender tudo isso em uma Estrada Real em miniatura? O parque temático fica em Paraty e reproduz os principais monumentos históricos das cidades por onde a Estrada Real passa. Tem a igreja, o Forte e a antiga Casa de Detenção de Paraty; a Capela Santo Antonio da Canjica e a Câmara Municipal de Ouro Preto; o Teatro Municipal de São João Del Rei;

Fotos: Família Nômade

Fotos: Família Nômade

Os visitantes são acompanhados por um monitor que vai explicando o caminho e os fatos históricos relacionados a ele.

Continua após a publicidade
Telhas usadas nas peças da maquete

Telhas usadas nas peças da maquete

Além de importante para manter a memória da História do Brasil, a Mini Estrada Real é uma linda obra de arte. As peças foram esculpidas uma a uma por uma família de artesãos de Minas Gerais. São pequenas e cheias de detalhes. As telhas das casas, por exemplo, são feitas uma a uma. O processo de fabricação é o mesmo de uma telha normal. As janelas, os monumentos e os bonequinhos que representam momentos da História brasileira também são minuciosamente fabricados à mão. A maquete do Museu da Inconfidência, por exemplo, foi esculpida, em grande parte, em pedra sabão e levou um ano para ficar pronta!

IMG_6058

Museu da Inconfidência de Ouro Preto

A Mini Estrada Real funciona todos os dias, das 9h às 17h30. O ingresso custa R$ 14 para adultos e R$ 7 a meia entrada. Crianças até 5 anos não pagam. Para saber mais, acesse o site.

Publicidade