Estas são as 8 melhores atrações de aventura no Brasil
Conheça os melhores destinos de ecoturismo no Brasil que vão fazer as suas taxas de adrenalina subir
Por Da Redação
Atualizado em 21 jul 2021, 15h10 - Publicado em 4 abr 2013, 14h23
Há 30 atrações em todo o Brasil que receberam cinco estrelas no finado GUIA QUATRO RODAS. De todas, nove são para aproveitar a natureza com atividades como trekking, trilhas, caminhadas, quedas d’água, cachoeiras, corredeiras, mergulho e flutuação.
No Maranhão, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses reserva dunas, lagoas e manguezais, o que dá bons passeios de caminhadas e descansos em águas refrescantes.
Outros cinco parques nacionais estão na lista: o Marinho dos Abrolhos, o da Serra da Capivara, o Nacional do Iguaçu e o Nacional Iguazú (este na Argentina). Se no primeiro se encontra recifes de corais e se chega perto de aves marinhas, no segundo é imperdível as mais de 30 mil pinturas rupestres. Nos dois últimos, o passeio é unânime: aproveite ao máximo as Cataratas do Iguaçu — a maior parte das quedas está do lado argentino.
Se o melhor da atração está debaixo d’água, não deixe de fazer a descida de rapel no Abismo Anhumas, em Bonito, que reserva, ao fim, flutuação de 30 minutos. A flutuação no Rio Sucuri, também em Bonito, dura cerca de uma hora. Já na do Rio da Prata, em Jardim, o passeio se estende em até duas horas. Em Noronha, melhor ponto de mergulho do Brasil, o batismo dura 30 minutos.
Conheça as atrações:
1/17Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Maranhão— Criado em 1981 para proteger 155 mil há de dunas, rios, lagoas e manguezais o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA) tem uma das paisagens mais cênicas do Brasil (Divulgação/Divulgação)
2/17Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Maranhão — Num raro processo geológico, a natureza criou, no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), 90 mil há de dunas permeadas por lagoas pluviais de águas transparentes. Nafoto, a Lagoa Azul, uma das mais bonitas do parque (Marcio Vasconcelos)
3/17Flutuação no Rio Sucuri, Bonito, Mato Grosso do Sul(Ivan Canvas)
4/17Flutuação no Rio Sucuri, Bonito, Mato Grosso do Sul — A transparência da água é impressionante. Piraputangas, pintados, dourados e pacus parecem flutuar a sua volta durante o passeio pelo Rio Sucuri, em Bonito (MS) (Leo Feltran)
5/17Abismo Anhumas, Bonito, Mato Grosso do Sul(Rico)
6/17Abismo Anhumas, Bonito, Mato Grosso do Sul — A maior caverna submersa do mundo fica em Bonito (MS). O Abismo Anhumas é uma cratera de 72 m de profundidade que abriga um lago de águas cristalinas (Leo Feltran)
7/17Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, Bahia — Mergulhadores próximo à Ilha Redonda, no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, Caravelas (BA) (Fernando Vivas)
8/17Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, Bahia — Águas cristalinas deixam a mostra cardumes de peixes, tartarugas marinhas, baleias jubarte e recifes de corais no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, Bahia (João Ramos/Bahiatursa)
9/17Mergulho em Fernando de Noronha, Pernambuco — Mergulhadora com cardume de bicuda-corona na Praia da Conceição, em Fernando de Noronha, Pernambuco (Divulgação/Divulgação)
10/17Parque Nacional do Iguaçu, Paraná — Declarado pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade, o Parque Nacional do Iguaçu (PR) é um camarote para o show das Cataratas, cenário impressionante formado por um cânion e 275 quedas – uma passarela de 1,2 km tem vista para a atração. A cada 15 minutos um ônibus sai do Centro de Visitantes e leva os turistas para outras partes do parque (Divulgação/Divulgação)
11/17Parque Nacional do Iguaçu, Paraná — Com 275 quedas, possui o título de maior queda d’água em volume do mundo. O lado brasileiro, em Foz do Iguaçu (Paraná), proporciona uma bela visão enquanto o argentino impressiona pela força e a proximidade da Garganta do Diabo (Divulgação/Divulgação)
12/17Rio da Prata em Bonito, Mato Grosso do Sul — O Rio não tem vegetação abundante, por isso tem as águas mais cristalisnas entre todos os rios da região (Marcelo Krause/Reprodução)
13/17Parque Nacional da Chapada Diamantina — Principal destino de ecoturismo do Brasil (Ricardo Rollo/Reprodução)
14/17Parque Nacional da Chapada Diamantina — Poço Azul na caverna do Parque Nacional da Chapada Diamantina na Bahia. Em contato com a água, os raios de sol revelam diversos tons de azul e belas formações rochosas (Franco Hoffchneider)
15/17Parque Nacional da Serra da Capivara, Piauí — Patrimônio Cultural Mundial desde 1991, o Parque Nacional da Serra da Capivara é um oásis na região semi-árida do sudeste do Piauí (Divulgação/Divulgação)
16/17Parque Nacional da Serra da Capivara, Piauí —Atração mais visitada do parque, o Baixão da Pedra Furada tem como principal sítio o Boqueirão da Pedra Furada, onde foram encontrados vestígios de uma fogueira de 50 mil anos ()
17/17Parque Nacional da Serra da Capivara, Piauí — O segundo sítio mais importante do parque, o Baixão do Sítio do Meio tem figuras rupestres datadas de mais de 12 mil anos. ()