Masp exibe 370 objetos originais do Império Romano

Joias, esculturas, afrescos e mosaicos foram trazidos diretamente da Itália para a exposição

Por Natascha Perin Atualizado em 16 dez 2016, 00h44 - Publicado em 27 fev 2012, 18h59

Os costumes e tradições do período tardio da República e dos primeiros séculos do Império Romano, desde o reinado de Júlio César até Caracala, podem ser apreciados na mostra Roma – A Vida e os Imperadores, em exibição de 25 de janeiro a 22 de abril, na Galeria Clemente Faria, no Masp Museu de Arte de São Paulo.

Pela primeira vez, mais de 300 objetos entre joias, esculturas, afrescos e mosaicos foram trazidos diretamente do Antiquário de Pompeia, da Galeria Uffizi, do Museu Arqueológico Nacional de Florença, do Museu Nacional de Nápoles, do Museu Arqueológico de Fiesole e do Museu Nacional Romano, na Itália.

Os destaques são as três paredes com afrescos da Vila de Pompeia, as estátuas da deusa Isis, de Júpiter, de Lívia – esposa do imperador Augusto-, a cabeça colossal de Júlio César, os desenhos do Coliseu, a escultura de Calígula, a armadura de gladiador e uma lamparina de ouro, estruturadas em ordem cronológica e em quatro núcleos: Entre César e Augusto: o nascimento do Império; Nero; O Apogeu do Império e Um Império Multicultural.

A exposição tem curadoria de Guido Clemente, professor de História Romana na Universidade de Florença, e faz parte das comemorações do Momento Itália-Brasil.

Roma A Vida e os Imperadores

Quando: de 25 de janeiro a 22 de abril, 3ª/4ª 11h/18h, 5ª 11h/20h, 6ª/dom 11h/18h.

Onde: Masp, Avenida Paulista, 1578, São Paulo

Continua após a publicidade

Ingressos: R$ 7 (estudantes, professores e aposentados) e R$ 15 (inteira). A entrada é gratuita para crianças até 10 anos e pessoas acima de 60.

Mais informações: www.masp.art.br

LEIA MAIS:

Especial viajeaqui Itália-Brasil

Site oficial do Momento Itália-Brasil

Museu Nacional de Belas Artes recebe exposição de Amedeo Modigliani

 

Continua após a publicidade
Publicidade