Continua após publicidade

Máquina quebra e emissão de passaportes é paralisada no país

Por Ana Luiza Tieghi
30 jun 2016, 22h51

A emissão de passaportes está temporariamente paralisada no Brasil, informou a Casa da Moeda em comunicado nesta quinta-feira, dia 30. A causa é o mau-funcionamento de uma peça da máquina que emite o documento.

Segundo a Casa da Moeda, a peça que substituirá o componente com defeito chegará da Alemanha nesta sexta, dia 1° de julho. A previsão é de que a produção seja regularizada na próxima semana.

Por causa do contratempo, a Polícia Federal informou que não pode estabelecer nenhum prazo de entrega para quem solicitou a emissão de um passaporte comum.

A mesma incerteza se aplica para os passaportes de urgência, voltados a qualquer cidadão que tenha pressa em conseguir o documento e esteja disposto a pagar um adicional de R$ 77,17. O prazo normal era de quatro dias úteis.

Já os passaportes de emergência, emitidos em 24 horas para pessoas que comprovadamente precisam viajar por motivo de força maior (problemas de saúde, desastres naturais e necessidades profissionais, entre outros), válidos por um ano, não tiveram o prazo de entrega afetado.

Continua após a publicidade

Qualquer que seja o passaporte solicitado, consulte o andamento da emissão do seu documento na página da Polícia Federal.

Não é de hoje que os brasileiros à espera de passaporte vêm sofrendo com atrasos na entrega, frequentes desde abril. Nos últimos meses, o tradicional prazo de seis dias úteis saltou para 20 dias e, em junho, para 45 dias corridos, problema atribuído à falta de papel para a impressão da capa do documento.

A Polícia Federal informou que o processo de agendamento e solicitação dos passaportes segue funcionando normalmente.

Publicidade