Livro mostra o charme da arquitetura barroca nos prédios do Rio de Janeiro
De autoria do historiador e desenhista Pablo de La Riestra, o livro traz ilustrações de edifícios como o Teatro Municipal e a Igreja da Candelária








As fachadas dos prédios do Centro do Rio de Janeiro guardam um verdadeiro tesouro histórico, que pode até passar despercebido aos mais distraídos. A rebuscada arquitetura barroca é herança da época em que a cidade fervilhava como capital imperial. Chamar a atenção a estes detalhes foi o objetivo do historiador e desenhista Pablo de la Riestra no livro Rio de Janeiro, lançado em outubro deste ano pela editora BEI.
São 31 desenhos que mesclam documentação e arte, de edifícios como a Igreja da Candelária, o Teatro Municipal e o Museu Nacional de Belas Artes. Além das ilustrações tridimensionais, cada prédio é acompanhado por legendas que detalham as características e peculiaridades do seu projeto arquitetônico.
Rio de Janeiro é o segundo título da série Caderno de Viagem, cuja estreia foi Paraty durante a Flip de 2011. Os próximos volumes trarão as cidades de Salvador, Ouro Preto, Recife e São Luís. O projeto é do argentino naturalizado alemão Pablo de la Riestra, um viajante incansável e apaixonado pelo patrimônio arquitetônico do Brasil.