Livro conta a história da França através da gastronomia

Dominação romana, ataques vikings e ancestrais gauleses se misturam com as origens de famosos pratos da culinária francesa

Por Bárbara Ligero Atualizado em 5 mar 2021, 16h36 - Publicado em 2 abr 2020, 14h01

Você sabia que o cassoulet ajudou os franceses a vencerem uma guerra? E que Napoleão fez um suprimento de crepes antes de invadir a Rússia? Essas são algumas curiosidades que permeiam o livro A deliciosa história da França, lançado pela Editora Seoman.

Para compor a obra, Stéphane Rénault, um especialista em queijos franceses, e sua esposa Jeni Mitchell, intelectual de estudos militares, visitaram diversos restaurantes e pesquisaram a fundo a história do país.

  • O resultado é um texto divertido e consistente que passa por vários momentos históricos importantes para a França – tudo para contar a origem de diversos pratos e bebidas típicos, incluindo os queijos, os vinhos e, claro, os croissants.

    A deliciosa história da França
    A deliciosa história da França está à venda por R$ 48 Editora Seoman/Divulgação

    É assim que, a cada página, o leitor faz descobertas surpreendentes e, às vezes, irônicas: no passado os franceses tomavam mais cerveja do que vinho e achavam que cozinhar com manteiga, quem diria, era coisa de povos incivilizados.

    Com 416 páginas, A deliciosa história da França custa R$ 48 e está disponível na Amazon.

    Leia tudo sobre Paris

    Continua após a publicidade
    Publicidade