Linhas aéreas cruzadas

O raio X dos aeroportos pode ser implacável com uma mísera tesourinha. Nosso colunista se pergunta: por que não com os celulares?

Ora, nem sou tão velho assim, mas fui criança faz tempo e conheci a aviação quando se podia fumar a bordo. A combinação ar-condicionado/fumaça produzia um alto grau de toxicidade em toda a cabine, mesmo depois que os fumantes foram segregados no fundão.

Outra coisa que mudou foi o controle de nossa bagagem de mão. Minha mãe, prodígio em costuras e arremates, dia desses foi surpreendida no raio X e teve de abandonar uma tesourinha preciosa, do tempo em que donas de casa sabiam tricô e crochê. Dona Fátima não tem pinta de terrorista, mas eles disseram que as normas de segurança valem para todos.

Na verdade, esta conversa fiada é só para tentar compreender o que está por trás da proibição de celulares nos voos. Ora, somos chateados com essa recomendação o tempo todo dentro do avião. Voltando de uma viagem a São Luís, aproveitei aquela despedida amarela da tripulação e parei na porta para perguntar os motivos desse veto. Como se eu não soubesse.

Atenciosos, explicaram que esses e outros dispositivos eletrônicos podem interferir nos comandos da aeronave e colocar o voo em risco. Comentei que vários passageiros ignoram os avisos e quis saber como faziam para fiscalizar. Disseram que durante a decolagem, o pouso e outros momentos críticos, eles também estão amarrados ao cinto, logo não têm como verificar. E com o avião no solo? Que também não dá, por causa da muvuca na hora de apanhar a bagagem de mão.

Pois bem, se não há controle, por que deixam as pessoas embarcarem com celulares, em vez de despachá-los na bagagem? Uma tesourinha de costura é confiscada, sob a presunção do risco, mas o celular passa? Se o cigarro é rigidamente proibido, por que esse “fazer o quê?” com os eletrônicos? Vamos falar sério: é perigoso ou não é? Porque, se não for, por gentileza, parem com essa ladainha nos alto-falantes.

Leia mais:

Novembro de 2011 – Edição 193

Pequeno manual… Contra medo de avião

Programas de milhagem

Passagens baratas

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s