Islândia cria faixa de pedestres em 3D e vira sensação

A faixa tridimensional causa uma ilusão de ótica e faz com que o motorista reduza a velocidade

Por Ariene Leite Atualizado em 28 set 2017, 18h01 - Publicado em 28 set 2017, 17h42

Uma nova faixa de pedestres tem chamado a atenção na cidade de Ísafjörður, na Islândia. Inaugurada na quinta-feira (21 de setembro), a faixa foi pintada de tal maneira que cria uma ilusão de ótica em 3D, dando ao motorista a sensação de que existe uma barreira na pista. O objetivo é claro: fazer com que os apressadinhos diminuam a velocidade, evitando possíveis acidentes.

De acordo com Gautur Ivar Halldorsson, gerente da empresa Vegamálun GIH (responsável pela obra em Ísafjörður), o efeito só funciona de um ângulo específico e durante alguns segundos. “O motorista acredita no truque quando vê a faixa a uma certa distância, mas quando está perto se dá conta de que aquilo não é verdadeiro: a ideia é que ele vá freando, não que freie bruscamente pensando que vai bater”, explica ele.

Veja o vídeo da nova faixa na cidade de Ísafjörður:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=szJbz-z7iJw%5D

Faixas 3D pelo mundo

A faixa 3D da Islândia não é a primeira do mundo. No início de 2016, duas artistas fizeram o mesmo em duas ruas de cidades indianas, Ahmedabad e Chennai. No começo de 2017 foi a vez de Nova Delhi, um dos trânsitos mais caótico do mundo, receber a sua.

Outros lugares como Geórgia e China também já aderiram. De acordo com a agência de notícias chinesa Xinhua, os pedestres notaram que os veículos passaram a parar mais nas faixas tridimensionais.

progrss.com/Divulgação
  • Continua após a publicidade
    Publicidade