Se fosse necessário resumir a hospedagem do Japão numa única frase, ela seria: “a arte de receber bem”. O país é um exemplo de eficiência nesse setor. Nos hotéis de luxo e em boa parte das hospedarias tradicionais, os ryokan, o serviço é impecável, os pratos que vêm da cozinha são irretocáveis e sempre há um bom spa. Algumas diárias podem até ser salgadas, mas o investimento vale a pena.
Há ainda os chamados hotéis-cápsula (sim, eles existem), espécie de gaveta com cama (alguns têm banheiro anexo) projetados para se passar uma noite. A vantagem é que costumam ser mais baratos que os convencionais.
Uma dica é tentar se hospedar junto às principais estações de trem. Assim você também estará perto de bancos, restaurantes, supermercados e do transporte público. O isolamento acústico dos quartos costuma ser muito boa, garantindo que o barulho e a movimentação nos arredores fique do lado de fora, mesmo que você esteja no centro da cidade.
Fora dos grandes centros, experimente um ryokan familiar ou um business hotel, mais simples e com tarifas mais em conta.
New Otani, Tóquio
4-1 Kioi-cho, Chiyoda-ku
81 (3) 3265-1111
Referência na cidade, o New Otani tem um dos mais belos jardins de Tóquio, quartos equipados com gadgets e uma infinidade de cafés, bares e restaurantes que oferecem pratos ocidentais, chineses e sushi. Um de seus destaques é a filial do aclamado restaurante La Tour d’Argent, de Paris.
Washington Hotel Shinjuku, Tóquio
3-2-9 Nishi-Shinjuku, Shinjuku-ku
81 (3) 3343-3111
A localização do hotel é um de seus pontos fortes: entre a prefeitura de Tóquio e a estação de Shinjuku, com fácil acesso ao transporte público. Outro destaque são os quartos modernos e espaçosos para os padrões japoneses. Nos arredores há bons restaurantes e lojinhas descoladas.
Park Hyatt, Tóquio
3-7-1-2 Nishi Shinjuku, Shinjuku-Ku
81 (3) 5322 1234
O elegante (e caro) Park Hyatt ficou célebre como cenário do filme Encontros e Desencontros (Lost in Translation), de Sofia Coppola. Foi ali que os personagens interpretados por Bill Murray e Scarlett Johansson ficaram hospedados. Localizado próximo ao edifício do governo metropolitano de Tóquio, tem quartos com janelões, um refinado bar, spa, uma grande variedade de restaurantes e um atencioso serviço de concierge.
Mandarin Oriental, Tóquio
2-1-1 Nihonbashi Muromachi, Chuo-ku
81 (3) 3270 880
Localizado bem no centro comercial e financeiro de Tóquio, segue o bom padrão da rede Mandarin Oriental: quartos suntuosos, com tudo no tamanho GG: janelões, TV que parece uma tela de cinema e muito espaço. Há ainda um disputado spa e ótimos restaurantes.
The Peninsula, Tóquio
1-8-1 Yurakucho, Chiyoda-ku
81 (3) 6270-2888
Um dos mais luxuosos hotéis de Tóquio, fica pertinho do Palácio Imperial. Seus 267 quartos e 47 suites parecem apartamentos saídos das páginas das revistas de decoração, com camas de sonho e vista panorâmica garantida pelas enormes janelas. Não é preciso nem sair do hotel para comer bem. Os restaurantes do local, que oferecem de sushis a grelhados, dão conta do recado.
Four Seasons, Tóquio
1-11-1 Pacific Century Place, Marunouchi, Chiyoda-ku
81 (3) 5222-7222
Este hotel da luxuosa rede Four Seasons tem ótima localização: no renovado distrito de Marunouchi, junto à estação de Tóquio. Seus 57 quartos contam com janelas que vão do chão ao teto e gadgets como TV 3D com Blu-Ray. O spa tem tantos tratamentos relaxantes e diversificados que parece até um templo de meditação.
Grand Hyatt, Tóquio
6-10-3 Roppongi Minato-ku
81 (3) 4333 1234
Pedida de luxo no dinâmico bairro de Roppongi. Seus quartos são claros e espaçosos, todos com wi-fi, roupões de banho, DVD, jornal do dia e até TV no banheiro. O spa Nagomi, um de seus destaques, oferece deliciosos tratamentos relaxantes.
9 Hours, Kyoto
588 Teianmaeno-cho, Shijyo, Teramachi-dori, Shimogyo-ku
81 (75) 353-9005
Nos anos 1980, os hotéis-cápsula tiveram um boom junto com a economia japonesa: executivos que perdiam o último trem da noite apelavam para esses casulos simples, mas convenientes, para não dormir na rua. Os tempos são outros, a demanda diminuiu bastante, mas o 9 Hours trouxe um novo conceito a esse tipo de hospedagem, com mais conforto e modernidade. As cabines são mais espaçosas, os banheiros são limpos e branquinhos, mas uma coisa não mudou: você ainda dorme dentro de gavetas, uma em cima da outra.
Kyoto International Hotel, Kyoto
Nijo-jo-mae, Horikawa-dori, Nakagyo-ku
81 (75) 222-1111
Um dos mais tradicionais de Kyoto. Sua boa localização – ao lado do Castelo Nijo – e os bons restaurantes e bares compensam os quartos antiquados (ainda que espaçosos) e a internet wi-fi disponível apenas no lobby.
Ryokan Hiiragiya, Kyoto
Nakahakusan-cho, Fuya-cho Anekoji-agaru, Nakagyo-ku
81 (75) 221-1136
As pousadas no estilo ryokan são a quintessência da arte de hospedar no Japão. Algumas são centenárias, como esta clássica, inaugurada em 1818, que já recebeu várias celebridades, entre elas Charlie Chaplin. Seus tradicionais quartos com tatami e vista para o agradável jardim também são utilizados para pequenos banquetes no café da manhã e jantar.
LEIA MAIS:
Destino Japão, o Essencial – Como chegar, como circular, compras, quando ir
Atrações no Japão – Palácios, castelos, templos e compras
Restaurantes no Japão – Sugestões de pratos e restaurantes
Leia mais: