Gramado: as novidades do Natal Luz 2019

Com atrações novas, Gramado abriga a comemoração natalina mais tradicional do país. Saiba o melhor da programação do festival, com opções pagas e gratuitas

Por Giovanna Simonetti Atualizado em 26 dez 2019, 10h51 - Publicado em 6 nov 2019, 18h46

O evento mais esperado de Gramado está a pleno vapor!  Desde o dia 24 de outubro, a cidade da Serra Gaúcha foi invadida pelo espírito e decoração natalina para celebrar o Natal Luz. A comemoração, que é uma das maiores e mais famosas do mundo, traz atrações até o dia 12 de janeiro de 2020

A edição deste ano terá 81 dias de festa, com shows, espetáculos musicais, peças de teatro e desfiles. A organização espera 2 milhões de visitantes neste período. 

As atrações foram repaginadas e vêm esse ano com uma nova proposta. Ou seja, quem já foi ao Natal Luz não verá a mesma coisa de edições passadas. Confira a seguir os principais programas do evento – pagos e gratuitos -, que prometem divertir o público de todas as idades. 

Atrações pagas 

• Desfile – A Magia do Noel

O Desfile – A Magia do Noel Natal Luz Gramado/Divulgação

É o tradicional e aguardado desfile do evento, que trará novidades este ano. A superprodução conta com carros alegóricos, carros aéreos, bailarinos, atores, patinadores e artistas circenses e é dividida em três atos: o nascimento de Jesus, a parada de Natal circense e a magia do Papai Noel. O espetáculo é repleto de canções natalinas, danças, acrobacias e interação com o público.

 

Quando: Quintas e domingos, às 21h. Apresentações extras em 8 e 22 de dezembro, às 18h.

Onde: Expogramado

Valor: Inteira a partir de 170 reais. Bilheteria oficial

 


A Lenda do Bosque de Natal

Essa peça de teatro musical tem trilha sonora original, 14 atores e 16 bailarinos e belos figurinos e cenografia. Ela conta a história de uma vila no Bosque de Pinheiros de Natal que recebe uma encomenda endereçada ao Papai Noel. O pacote traz à tona a lenda antiga e um clima de mistério é instaurado: onde está o bom velhinho? E o que será do Natal? 

A Lenda do Bosque de Natal é um musical cheio de encanto Natal Luz Gramado/Divulgação
 

Quando: Terças e sextas, às 21h. Apresentações extras em 6 e 20 de dezembro, às 18h.

Onde: Expogramado

Valor: Inteira a partir de 165 reais. Bilheteria oficial.

 

  • Illumination

    O Illumination é o novo show que acontece no lago Joaquina Rita Bier Natal Luz Gramado/Divulgação

    O show do lago desta edição do Natal Luz será inédito, com novo conceito e equipado de uma grande estrutura de elenco e efeitos especiais. Bailarinos, uma orquestra regida por dois maestros e atores contarão a história da criação do mundo, o nascimento de Jesus e o sentido do Natal. 

    Quanto à infraestrutura da apresentação, recursos não foram poupados. O show terá fogos de artifício, águas dançantes, projeções e um novo chafariz. 

     

    Quando: Quartas e sábados, às 21h. No mês de dezembro, também às segundas, 21h.

    Onde: Lago Joaquina Rita Bier

    Valor: Inteira a partir de 170 reais. Bilheteria oficial

     

    Atrações gratuitas 

    Show de acendimento

    Essa é a grande atração gratuita deste ano. Todos os dias, no centro de Gramado, uma encenação do Papai Noel promete iluminar (literalmente) a cidade. O bom velhinho recebe uma cartinha de uma criança que, ao invés de brinquedos, quer um show de luzes de Natal. Prontamente seu pedido é atendido e mais de 2 milhões de lâmpadas de LED são acesas por toda a cidade.

    No show de acendimento, primeiro uma encenação com o Papai Noel, depois um show de luzes Natal Luz Gramado/Divulgação
     

    Quando: Todos os dias, às 20h

    Continua após a publicidade

    Onde: Em frente ao Palácio dos Festivais

     

  • Parada de Natal

    A Parada de Natal, uma opção (grátis) ao Desfile de Magia de Natal Natal Luz Gramado/Divulgação

    Este espetáculo leva às ruas uma prévia gratuita do grande Desfile de Natal. Dezenas de artistas, entre atores e músicos, desfilam pela Avenida Borges de Medeiros com figurinos, adereços e carros alegóricos. Destaque para a Roda Sinfônica, uma espécie de mini roda-gigante com três músicos dentro, tocando bateria, sax e lira.

     

    Quando: Todas as sextas, sábados e domingos, às 16h. Espetáculos extras nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro, no mesmo horário.

    Onde: Av. Borges de Medeiros

     

    Vila de Natal

    Durante o Natal Luz, a Praça das Etnias abriga um mercado natalino com expositores locais e a Casa do Papai Noel, onde o velhinho está pronto para receber os pequenos. Às 16h, recebe a visita da Trupe de Natal. Funciona diariamente, das 10h às 22h

    Trupe de Natal

    A Trupe de Natal circula pelo centro de Gramado cantando músicas natalinas e recitando poesias Natal Luz Gramado/Divulgação

    Seis personagens vagueiam pela cidade, contando causos, recitando poesias e cantarolando músicas natalinas. O grupo itinerante caminha pelo centro de Gramado, incitando o espírito do Natal e provocando reflexões sobre o significado da data.

  • Shows na Rua Coberta

    A Rua Coberta de Gramado, toda decorada para o Natal Natal Luz Gramado/Divulgação

    Famoso espaço de encontro e passeio por Gramado, com lojas, cafés e restaurantes, a Rua Coberta recebe diferentes atrações ao longo do Natal Luz – como shows de música, teatro e dança – diariamente, às 19h. Confira a programação aqui

    Árvore cantante

    Na árvore de Natal mais tradicional de Gramado, corais gaúchos convidados apresentam canções natalinas. 

     

    Quando: Sextas e sábados, 17h30

    Onde: Árvore de Natal de Gramado

     

  • Tannenbaumfest

    Ao longo da Avenida Borges de Medeiros, locais e turistas podem se reunir para enfeitar os pinheiros do local e colorir ainda mais a cidade. É uma atividade colaborativa, com muita música.

    Decoração de árvores na Avenida Borges de Medeiros Natal Luz Gramado/Divulgação
     

    Quando: Todos dias, a qualquer horário

    Onde: Av. Borges de Medeiros

     

     

    Dica

    Não deixe para adquirir presencialmente os ingressos para as atrações pagas – compre com antecedência. Você pode comprá-los na bilheteria oficial do evento

    Mais informações sobre a edição de 2019 do Natal Luz 

    Busque hospedagem em Gramado

    Continua após a publicidade
    Publicidade