Gosta de história e vai visitar a Alemanha? Veja essa dica

Quem curte história e estiver de passagem por Berlim tem uma opção bem interessante em outra cidade pertinho. Estou falando de Potsdam, com apenas 150 mil habitantes, mas com uma biografia bem rica, principalmente ligada à Segunda Guerra Mundial.

Para chegar lá, saindo de Berlim, é só pegar a linha S7 (S-Bahn, sistema de trens rápidos e suburbanos da Alemanha) até a estação final, de mesmo nome da cidade. Dali, é possível fazer os principais trajetos a pé e de VLT (veículo leve sobre trilhos). Prepare as canelas que para fazer tudo durante um dia é preciso muita energia.

Uma das melhores opções é ir com um guia que vai te indicar os locais mais estratégicos e contar as histórias do que aconteceu por ali. Eu fui com um da New Berlin Tours. O preço com eles é de 14 euros para uma programação de umas seis horas. Os tíquetes de trem são por sua conta. É preciso comprar um que inclua as áreas A, B e C, que abrangem pontos mais longes da cidade. Detalhe: as estações de Berlim não têm catraca, então alguém que se acha mais espertinho pode querer circular de graça, mas fiscais passam de tempos em tempos pedindo para ver os bilhetes. No grupo em que estava nesse passeio de Potsdam teve turista que se deu mal e passou vergonha.

Bom, um dos pontos mais legais de Potsdam é a igreja de São Nicolau, que foi quase completamente destruída em bombardeio da Segunda Guerra. Lá dentro, além de uma bonita igreja reconstruída, você vê imagens desse momento histórico e pode até pegar uma das bombas que foram jogadas contra a igreja.

VLUU L200  / Samsung L200

Esta é a igreja de São Nicolau, que teve que ser quase completamente reconstruída após um bombardeio durante a Segunda Guerra Mundial (Crédito: arquivo pessoal)

Dentre os vários passeios interessantes estão o Neuer Garten, um parque a nordeste do centro de Potsdam, onde está o Marmorpalais (Palácio de Mármore), além dos bairros russo (Alexandrowka) e holandês (Holländisches Viertel).

Mas o mais impactante fica por conta do Park Sanssouci, que ocupa uma área de 287 hectares e é considerado um dos mais bonitos complexos palacianos da Europa (conjuntos de vários palácios). O primeiro que construíram por ali foi o Schloss Sanssouci, para Frederico, o Grande, que era rei da Prússia. Sanssouci vem do francês “descontraído”. O palácio tem um salão todo de mármore de Carrara e foi inspirado no Pantheon de Roma. É considerado um dos patrimônios históricos pela Unesco, desde 1990.

Potsdam 2

Vista do jardim do Schloss Sanssouci, ou Palácio Sanssouci (Crédito: Flickr/ André Zehetbauer)

VLUU L200  / Samsung L200

Neues Schloss, ou Novo Palácio. Parte do complexo de palácios do Park Sanssouci (Crédito: arquivo pessoal)

Potsdam também deu nome e residência a uma das conferências mais importantes da história. Na Conferência de Potsdam, realizada entre julho e agosto de 1945, depois da rendição da Alemanha na Segunda Guerra, foi onde os aliados dividiram o que era chamado de “Zona de ocupação germânica” em quatro zonas de ocupação militar, entre França, Inglaterra, Estados Unidos e União Soviética.

O pequeno hotel onde se reuniram Stalin, Winston Churchill e Harry Truman pode ser visitado também nesse passeio pela cidade.

É registro histórico que não acaba mais!

VLUU L200  / Samsung L200

Cecilienhofen, onde ocorreu a Conferência de Potsdam (Crédito: arquivo pessoal)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s