Festa Junina: das celebrações pagãs ao São João

Conheça como são celebradas as festas juninas pelo mundo

Por Fábio Paschoal 15 Maio 2012, 17h02

Atualizado em 23/6/2016.

Pula a fogueira iaiá! O mês de junho está chegando trazendo o São João, as quadrilhas, as bandeiras coloridas, o pé de moleque e muito mais. A festa, tão tradicional em todo o Brasil, tem suas origens na Europa e ainda é celebrado no velho continente.

Os festejos europeus comemoram o solstíco de verão, o dia mais longo do ano, com ritos pagãos influenciados por tradições cristãs. O evento acontece na passagem do dia 21 para o 22 de junho no hemisfério norte (no hemisfério sul o solstício de verão é no dia 21 de dezembro). No entanto, em vários países, a data da celebração foi trocada para 23 e 24 para coincidir com o dia de São João. A festa foi trazida ao Brasil pelos portugueses e, com o tempo, foi adquirindo características regionais até se tornar bem brasileira. Outras duas datas-chave por aqui são as comemorações de Santo Antônio (13) e São Pedro (29), sendo que o primeiro é muito lembrado pelas meninas casadoiras, que na noite do santo lançam mão de todo tipo de simpatia para laçar seu amado.

O evento ainda tem muita força na Europa e, em alguns países, é o feriado mais importante do ano.

O viajeaqui selecionou dez festas juninas pelo mundo para você celebrar o São João. Escolha a que você mais gosta e divirta-se.

Continua após a publicidade

Publicidade