Festa do Imigrante de Timbó resgata tradições em Santa Catarina
De 11 a 14 de outubro, a ordem é celebrar a história de famílias que vieram da Europa – principalmente da Alemanha e da Itália – com danças e gastronomia típica
Timbó (SC), a 184 quilômetros de Florianópolis, tem pouco mais de 30 mil habitantes e metade deles descende de italianos. A outra parte tem raízes alemãs, herdadas dos primeiros colonizadores. Quando outubro chega e o aniversário da cidade é celebrado, as tradições dos dois povos europeus são resgatadas e transmitidas para crianças e jovens – e para quem mais quiser participar. Essa é a Festa do Imigrante de Timbó.
A 22ª edição do evento, como de praxe, está integrada ao ciclo de festas de outubro em Santa Catarina (Oktoberfest, em Blumenal , Fenarreco, em Brusque e Marejada de Itajaí completam a lista). Acontece de 11 a 14, com culinária típica e programação especial, com direito a desfile alegórico saindo da Avenida Getúlio Vargas. No Pavilhão Henry Paul, endereço principal da Festa do Imigrante, além de shows e bailes, haverá um parque de diversões, uma feira de artesanatos e produtos típicos e voos panorâmicos de helicóptero.
Base para conhecer as atrações das cidades vizinhas, como Apiúna, Benedito Novo, Doutor Pedrinho e Rio dos Cedros, Timbó tem a melhor estrutura turística da região. Conciliar os dias de festa com passeios pelos cânions e cachoeiras, ótimos para esportes de aventura, é boa pedida.
22ª Festa do Imigrante de Timbó
Quando: 11 a 14 de outubro
Onde: Pavilhão Municipal de Eventos Henry Paul
Quanto: o acesso à Festa é grátis. Apresentações no Pavilhão de Eventos custam R$ 10 (pessoas com trajes típicos não pagam)
Mais informações: www.festadoimigrante.com.br
Leia mais:
Oktoberfest 2012 ##– Veja a programação do evento alemão em Blumenau (SC)
Fenarreco 2012 ##– Festa Nacional do Marreco acontece em Brusque
+ Eventos ##– A agenda de shows, exposições e festas pelo Brasil
Serra Catarinense: só falta nevar ##– Reportagem da Revista Viagem e Turismo
Roteiro rodoviário Serra Catarinense ##– Urubici, Lages e São Joaquim são os destaques