“Tudo começou com um camundongo”, disse Walt Disney em um de seus discursos mais conhecidos. E quem diria que 87 anos depois, Mickey Mouse continuaria tão famoso. Nesse mesmo dia do ano de 1928, 18 de novembro, Steamboat Willie (“O Vapor Willie”, em português) estreava no Colony Theatre de Manhattan, em Nova York, dando início a um império chamado Disney, que hoje engloba parques, filmes e sonhos que fazem os brasileiros terem tanta vontade de ir a Orlando. Esse foi o primeiro desenho animado com som sincronizado – e também a primeira aparição de Minnie Mouse nas telas.
Assista ao curta Steamboat Willie (duvido que você não fique assobiando a música pelo resto do dia):
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=BBgghnQF6E4?feature=oembed%5D
E para comemorar o aniversário do tão querido personagem, algumas curiosidades:
1. O primeiro personagem de Walt Disney foi Oswald, o Coelho da Sorte, mas Disney perdeu os direitos dele para a Universal Pictures. Pensando em uma alternativa de personagem que fosse parecido com Oswald, ele teve a ideia de fazer Mickey Mouse. Oswald foi readquirido pela Disney em 2006.
2. O Mickey foi o primeiro personagem de desenho animado a ganhar uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood, em 1978.
3. Os assobios do filme Steamboat Willie são do próprio Walt Disney.
4. Aliás, de 1928 a 1946, era Walt Disney quem dublava o Mickey.
5. Em 1932, Walt Disney recebeu um Oscar honorário pela criação de Mickey Mouse.
6. As primeiras palavras do personagem em uma animação foram “Hot Dog!” em The Karnival Kid, lançado em 1929. Steamboat Willie não tinha falas.
7. A princício, o personagem ia se chamar “Mortimer”, mas Lily, esposa de Walt Disney, sugeriu que ele o batizasse de Mickey.
8. A cena em que Mickey assobia em Steamboat Willie ainda pode ser vista em aberturas de filmes da Disney, como “Enrolados”, de 2010.
9. Mickey bebia e fumava em The Gallopin’ Gaucho, um dos primeiros curtas, mas ele ficou tão popular que Walt achou melhor torná-lo saudável.
10. Nos Estados Unidos, a proteção dos direitos autorais vale por 70 anos – ou seja, Mickey Mouse em sua versão original já deveria estar sob domínio público, mas o congresso do país aprovou a prorrogação da lei que expandiu por 20 anos os direitos de todas as obras que ainda não estivessem sob domínio público. A lei foi apelidada de Lei Mickey.
11. A popularidade do camundongo era tão grande, que “Mickey Mouse” foi utilizado como código para os soldados americanos durante as operações do Dia D.
12. Se você quiser ver o Mickey em preto e branco, igual à versão do primeiro curta, você pode vê-lo durante o Fantasmic!, o show noturno do Disney’s Hollywood Studios. Ele aparece pilotando o barco ao final do espetáculo.
Happy Birthday, boss! ♥