Continua após publicidade

Febre amarela: certificado de vacinação agora é pela internet

Viajante deve preencher seus dados em um portal e enviar digitalizado o comprovante de vacinação emitido pela clínica ou posto de saúde

Por Giovana Christ
Atualizado em 22 abr 2019, 23h40 - Publicado em 22 abr 2019, 23h25

O Governo Federal anunciou em fevereiro que o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) agora pode ser emitido em até cinco dias úteis pela internet.

Publicidade

Resultado de uma parceria da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) com a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, a desburocratização do processo deve facilitar a vida de viajantes.

Publicidade

O Certificado é necessário para quem vai a países que requerem a vacinação na entrada, como Austrália, Bahamas, Tailândia, África do Sul e Colômbia. Em alguns deles não é possível nem fazer conexões aéreas sem a certificação.

Para emitir o documento, basta fazer cadastro no Portal de Serviços. Depois, deve-se preencher o formulário, enviar uma foto ou RG digitalizados e também o comprovante de vacinação, entregue pelo posto de saúde na ocasião do procedimento.

Publicidade

Com os documentos enviados, é preciso esperar até cinco dias úteis para receber o e-mail da Anvisa com o CIVP. Imprima e assine para ter sua viagem garantida (menores de idade devem ter o documento assinado pelo responsável legal). A segunda via pode ser impressa a qualquer momento no site do Portal de Serviços. 

No caso de analfabetos, estrangeiros sem CPF e indígenas, o processo de certificação continua sendo presencial e agendado. Quem já possui o CIVP não precisa refazer, já que é vitalício.

Publicidade
Publicidade
Publicidade