A partir do dia 5 de setembro o hotel Fazenda Capoava abre as suas portas para quem deseja conhecer um pouco mais não somente da história do hotel de Itu, mas também do estado de São Paulo. Batizado de Espaço Memória Capoava, o antigo espaço cultural passa a abrigar uma exposição dedicada principalmente à cultura alimentar e à rotina da mulher.
Datada do século 18, a fazenda passou pelos períodos das monções (expedições fluviais dos bandeirantes), do ciclo da cana-de-açúcar e do auge do café. O resultado de tanta história é um acervo com objetos, documentos e vídeos organizados pela socióloga Maria Alice Setúbal e pela empresa Base 7, que criou os projetos interativos do pequeno museu.
O espaço situa-se dentro de uma tulha do século 18 e abriga uma máquina de beneficiamento de café de 1930 que era movida a uma roda d’água. Um piso de vidro permite que os visitantes vejam todas as engrenagens e um vídeo 3D explica o seu funcionamento.
Outra curiosidade são as receitas antigas da família Almeida Prado, proprietária da fazenda. Elas estampam painéis no museu e muitas fazem parte do menu do hotel, sendo três delas – a moqueca paulista, a tigelada de chuchu e o potinho cremoso de café com leite – recriadas pela chef Heloísa Bacellar, proprietária da casa paulistana Lá da Venda.
Além dos hóspedes, visitantes também podem conhecer o Espaço Memória Capoava. O passeio guiado, que é recomendado, acontece de terça, quinta e sábado, das 10h às 17h. É necessário fazer reserva pelo telefone (11) 2118-4100 ou pelo e-mail reservas@fazendacapoava.com.br.
Espaço Memória Capoava
Onde: Hotel Fazenda Capoava (km 89,9 da Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto – antiga Marechal Rondon – saindo de SP, com acesso na saída 59 da Rodovia dos Bandeirantes)
Quanto: entrada gratuita
Horário: visitas guiadas às terças, quintas e sábados, das 10h às 17h
Reservas: (11) 2118-4100 ou reservas@fazendacapoava.com.br.
Informações: www.fazendacapoava.com.br
Leia mais:
10 fazendas de café que se tornaram hotéis cheios de história