Evento na França vai abrir atrações fechadas para turistas só neste fim de semana

Por Patrícia Figueiredo 15 set 2015, 06h45

Não tem ocasião melhor para visitar Paris do que este final de semana.

É que nos dias 19 e 20 de setembro acontece a celebrada Journées Européennes du Patrimoine, as Jornadas Europeias do Patrimônio.

Durante dois dias, a maior parte dos monumentos e centros culturais da França abrirá gratuitamente para o público, inclusive alguns locais que geralmente são fechados para turistas. Este ano, a jornada chega a sua 32ª edição e mais de 17 mil atrações ficam abertas por todo país.

Rolam ateliês e visitas guiadas até em joias como o Palais de l’Élysée, sede do governo francês, que só pode ser conhecido por dentro durante esse evento. Dá para entrar até no escritório do presidente François Hollande e nos salões de festa onde ele recebe ministros e autoridades internacionais!

Outro cartão postal parisiense geralmente fechado para o público é a prefeitura da cidade, o Hotel de Ville, no miolo do Marais, que abre boa parte de suas salas nos dias 19 e 20.

Até a RATP, companhia de transporte público de Paris, acolhe curiosos e turistas em visitas guiadas por alguns dos seus centros de controle. A empresa também coloca em circulação ônibus antigos que fazem tours gratuitos pela cidade desde sua sede, a Maison de la RATP. Agende sua visita por aqui – mas corra, porque alguns passeios se esgotam rapidinho.

Verifique no site do evento a programação completa, tanto de Paris quanto de outras cidades francesas. Para algumas atrações é necessário inscrição prévia. Prepare-se para encontrar grandes filas para as mais disputadas, como as citadas acima. Chegue cedo e com muito ânimo, afinal, esse privilégio só rola uma vez por ano :)

Siga @patifigueiredo_ no Instagram

Continua após a publicidade
Publicidade