EUA poderão vasculhar seu Facebook na hora de pedir visto

As quase 15 milhões de pessoas que solicitam visto por ano deverão listar as redes sociais que fizeram parte nos últimos cinco anos

Os Estados Unidos podem começar a exigir as contas e histórico de uso de redes sociais de quem pedir visto para o país, segundo documentos publicados pelo Departamento de Estado do país em março (30).

A nova regra, se aprovada, pedirá para que as pessoas listem todas as redes sociais que utilizaram nos últimos 5 anos, dando, também, os nomes de usuário atuais e antigos, se houver, de cada uma. A questão será inserida nos formulários DS-156 e DS-160, utilizados para vistos de não imigrantes (como os de turismo, negócios e estudo) e DS-260, usado para vistos de imigrantes.

Os formulários também passarão a perguntar os números de telefones pessoais e de trabalho e os endereços de e-mail utilizados pelos solicitantes nos últimos 5 anos, histórico de viagens e informações sobre eventuais deportações e associação ou apoio de familiares à atividades terroristas.

O Departamento de Estado estima que cerca de 14,7 milhões de pessoas terão que responder às novas perguntas por ano, entre imigrantes e não imigrantes. Segundo os documentos, apenas pessoas que solicitarem alguns tipos de vistos diplomáticos e oficiais serão isentos da nova medida.

A checagem de redes sociais faz parte do esforço norte-americano de tornar mais rígida a verificação de potenciais visitantes, associado às políticas de veto e anti-imigração motivadas pelo governo Trump, e não é algo novo. Em maio de 2017, por exemplo, os EUA aprovaram o recolhimento desses dados de pessoas selecionadas para passar por análises de segurança adicionais (cerca de 65 mil pessoas anualmente).

Os documentos do Departamento de Estado estarão disponíveis para comentários da população até 29 de maio, quando serão enviados para o Escritório de Administração e Orçamento para aprovação.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s