Estudo aponta que golpes de aluguel de temporada tiveram queda de 59% em 2024

São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia lideram a lista de estados com mais casos

Por Da Redação
30 abr 2025, 18h00
Malas
 (ConvertKit/Pixabay)
Continua após publicidade

De janeiro a dezembro de 2024, foram registrados mais de 3,2 mil incidentes de fraude em locação de casas e apartamentos por temporada. De acordo com um levantamento feito pelo site de anúncios OLX, esse número representa uma queda de 59% em relação ao ano anterior. 

Apesar da queda em âmbito federal, São Paulo apresentou um aumento de 4,6% em comparação com 2023, assim como a Paraíba, com alta de 4,4%, e o Rio de Janeiro, com crescimento de 2,9%. Os estados com mais casos foram São Paulo (27,1%), Rio de Janeiro (14,7%), Bahia (11,6%), Paraíba (6,9%) e Santa Catarina (6,1%).

Para evitar golpes, é bom ficar atento a listagens que parecem boas demais para ser verdade. “Um dos sinais de alerta para quem está na busca dos imóveis são os preços muito abaixo dos praticados no mercado” alerta a empresa, que diz que 85% dos anúncios falsos costumam ter valores bem menores do que os praticados na região.

Além disso, fique atento a vendedores que solicitam negociação fora da plataforma oficial em ambientes menos controlados, como aplicativos de mensagem ou e-mail. Muitas vezes, os vendedores podem estar negociando imóveis que não existem ou não pertencem a eles. O mais perigoso é que, com frequência, o comprador só percebe na hora que chega ao local.

Veja dicas para evitar golpes ao alugar casas de temporada

Continua após a publicidade

 

Compartilhe essa matéria via:
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Publicidade