Estas são as bizarrices que as pessoas querem comprar pelo mundo

Pesquisa releva os produtos mais procurados no Google em cada país do mundo

Dizem que, na internet, as pessoas costumam perder a vergonha. Quem é tímido consegue se soltar e a pessoa que quer descobrir mais sobre determinado assunto, pode se sentir livre para pesquisar sem receios. Até a página dois, isso é ótimo. De vez em quando, entretanto, releva comportamentos engraçados ou estereótipos ruins. Por exemplo, todas as vezes que um usuário utiliza a busca do Google, o site oferece várias de opções de pesquisa, que podem ser boas, “normais” ou muito ruins.

Pensando nisso, a página da Fixr resolveu fazer uma investigação sobre o que as pessoas estão interessadas em comprar em vários países pelo mundo. Utilizando a ferramenta de autocompletar do Google, o portal fez a seguinte pergunta: how much does a * cost in [insert country] (em português, “quanto custa um * no [inserir país]”).

A compilação dos dados foi feita em forma de mapa para representar a pesquisa de maneira mais visual e o resultado se revelou muito mais surpreendente do que o esperado. A empresa aguardava encontrar tópicos como cerveja, na Alemanha, e eletrônicos, no Japão. Entretanto, a busca mostrou objetos inesperados e expôs uma série de estereótipos ruins que estrangeiros têm sobre diversos países do mundo. No caso do Brasil, por exemplo, o termo mais procurado foi “prostitutas”.

Veja abaixo os mapas com os resultados:

América do Sul

mapa-pesquisa-google-america-do-sul

 (Fixr/)

Nosso continente é alvo de um dos piores estereótipos dessa pesquisa. Além do Brasil ser caracterizado pelas prostitutas (juntamente com o Uruguai, a Colômbia e a Bolívia), o interesse na Venezuela é no preço da gasolina.

África

mapa-pesquisa-google-africa

 (Fixr/)

O continente africano ganha nas pesquisas ruins. As pessoas costumam buscar o preços de escravos na Mauritânia e de petróleo e gasolina na Líbia, Namíbia e Argélia.

Europa

mapa-pesquisa-google-europa

 (Fixr/)

Com uma qualidade de vida mais alta, os países da Europa tendem a mostrar buscas de objetos como Ferrari, na Itália, e BMW, na Alemanha (não cervejas!). No continente, pesquisas como “to live(morar) e to study(estudar) também foram bem comuns.

Ásia

mapa-pesquisa-google-asia

 (Fixr/)

Ao contrário do esperado, eletrônicos não são o real interesse associado ao Japão, mas melancias! Os Emirados Árabes, Índia e Maldivas caem no estereótipo clichê e são vinculados com, respectivamente, camelos, vacas e luas de mel.

América do Norte

mapa-pesquisa-google-america-do-norte

 (Fixr/)

Usuários muito ativos na internet, as pesquisas associadas aos Estados Unidos e Canadá provem dos próprios cidadãos. Os estadunidenses querem abrir franquias e os canadenses aparentemente viajam muito. Descendo o mapa, a realidade muda e os estrangeiros estão interessados em saber o quanto custa uma cirurgia plástica no México.

Oceania

mapa-pesquisa-google-oceania

 (Fixr/)

Antártica

mapa-pesquisa-google-antartica

 (Fixr/)

Se você mesmo fizer esta experiência, é necessário acessar o Google através de uma guia anônima ou sem histórico de navegação, já que o site se baseia em dados pessoais do usuário para tentar oferecer um resultado mais preciso com o que o internauta costuma pesquisar.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s