A partir de 2 de abril de 2012, os turistas espanhóis que desejarem visitar o Brasil terão de apresentar mais documentos às autoridades de imigração da Polícia Federal na chegada ao país:
1. Passaporte válido por no mínimo seis meses.
2. Passagens aéreas de ida e volta, com a data da volta já confirmada.
3. Comprovação de recursos financeiros para manter-se durante a estadia no Brasil. O valor mínimo por dia de viagem deve ser de R$ 170 (cerca de € 80). Para isso, deve-se apresentar, por exemplo, um cartão de crédito com sua última fatura, para confirmação do limite da linha de crédito total.
4. No caso de hospedagem em hotel, deve-se apresentar o comprovante da reserva previamente paga pelo turista espanhol.
5. No caso de hospedagem em residências, o turista espanhol deve apresentar uma carta-convite do residente (pessoa físisca) na cidade de destino que o receberá, indicando o seu período de permanência e acompanhada de um comprovante de residência (deve ser emitido no nome do residente). A carta-convite deve ser assinada com reconhecimento de firma em cartório do Brasil.
As informações estão publicadas nos sites do Consulado Geral do Brasil em Madrid e no Consulado Geral do Brasil em Barcelona. Nesta última, ainda recomenda-se que o turista espanhol viaje com seguro-viagem ou saúde com direito à hospitalização ou repatriação válido em qualquer local do Brasil.
O anúncio oficializa a adoção da política de reciprocidade em retaliação ao tratamento dado a brasileiros barrados na Espanha nos últimos anos, conforme declarações do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, em junho de 2011.
LEIA MAIS
Serviços – Manual do Viajante – Embaixadas do Brasil no Exterior
Serviços – Manual do Viajante – Embaixadas Estrangeiras no Brasil