Entenda o embate entre os parques da Disney e Universal sobre os direitos da Marvel

Se você acompanha a Disney, deve saber que a Walt Disney Co. comprou a Marvel Entertainment Inc. em 2009 (a titulo de curiosidade, por nada menos que US$ 4 bilhões). Essa compra rendeu filmes que foram sucessos de bilheteria e vários produtos, como os personagens da Marvel para o jogo Disney Infinity. Além do Homem-Aranha e Hulk, entre os personagens da Marvel estão também o Homem de Ferro, X-Men, Capitão América, Quarteto Fantástico, Thor e vários outros.

Mas, antes de a Disney comprar a Marvel, a Universal Orlando tinha assinado um contrato que permitia que a companhia continuasse usando a marca registrada da Marvel por tempo indeterminado, enquanto as atrações estivessem em operação na Islands of Adventure, segundo parque da Universal. Nessa época, o Universal Studios Florida era controlado pela empresa MCA.

E aí a grande pergunta: quando é que o Walt Disney World de Orlando, o complexo mais famoso da Disney, vai começar a ter atrações da Marvel? E a resposta é bem simples: provavelmente nunca. De acordo com o que se tem acesso online do contrato, o Islands of Adventure é o único lugar no qual personagens e atrações da Marvel podem existir em um parque temático do lado leste do Rio Mississippi.

Marvel Island (Foto: Flickr | (CC BY 2.0) | Rodrigo Azevedo)

Marvel Island (Foto: Flickr | (CC BY 2.0) | Rodrigo Azevedo)

Isso explica algumas coisas. Como eu escrevi nesse post, a Disneyland vai inaugurar em novembro o Super Hero HQ, no qual é possível encontrar personagens como o Homem-Aranha, Thor e Iron Man. Esse encontro com os personagens da Marvel acontece só na Disney da Califórnia, porque, dessa forma, não viola os termos do contrato do Islands of Adventure – mas se acontecesse no Walt Disney World, de Orlando, violaria.

Já que o contrato só vale para os Estados Unidos, a Disney tem permissão para criar atrações e levar esses personagens para os outros parques. É por isso que a Disneyland de Paris já tem há algum tempo um lugar para o Homem-Aranha, a Hong Kong Disneyland terá uma atração do Iron Man, e provavelmente a Shanghai Disneyland também vai ter atrações desse universo da Marvel – que provavelmente nunca chegarão à Disney de Orlando.

Tudo que tem a ver com a Marvel na Disney de Orlando foi incluído de forma muito sutil. Quando foram transmitidos os trailers dos filmes novos, o nome da Marvel não foi incluído; por algum tempo, o Monorail teve imagens dos Avengers no seu exterior, mas apenas no Monorail que passava pelos resorts, e não pelo Epcot, para não violar o contrato ao entrar em um parque. Mas não há nenhuma atração permanente no Walt Disney World. Uma loja com temática da Marvel foi aberta no Disney Springs, mas novamente sem o nome da Marvel, sendo chamada de Super Hero Headquarters.

Monorail com imagens dos Avengers - veja que o nome Marvel foi omitido. (Foto: Disney Parks Blog)

Monorail com imagens dos Avengers – veja que o nome Marvel foi omitido. (Foto: Disney Parks Blog)

E por que o Walt Disney World provavelmente nunca vai ter atrações da Marvel dentro dos parques? Na Islands of Adventure da Universal, há uma área só de personagens da Marvel, a “Marvel Island”, na qual estão as atrações The Amazing Adventures of Spider-Man, Doctor Doom’s Fearfall, Storm Force Accelatron e a montanha-russa The Incredible Hulk. Essa montanha-russa, inclusive, está agora fechada para manutenção e ficará assim até o verão – e a Universal já anunciou que ela vai continuar a ter a temática do Hulk. Isso mostra que não é muito provável que a empresa vá abrir mão das atrações da Marvel.

Ou seja, para que a Universal abrisse mão dos direitos de ter atrações da Marvel, acabasse com essa área do parque (bem lucrativa, por sinal), comprasse os direitos de outra franquia de entretenimento e reconstruísse todas as atrações, a Disney teria que pagar MUITO dinheiro mesmo. Muito. E muito dinheiro que ela gastaria para reconstruir uma parte de um parque concorrente, o que geraria lucro para a Universal e gastos absurdos para a Disney – que ainda teria que gastar muito mais para construir as atrações da Marvel nos seus próprios parques.

Conclusão: a Disney está constantemente adquirindo os direitos de várias empresas e tem a oportunidade de criar atrações novas, nunca vistas antes. Será que valeria a pena investir tanto para criar algo que não é totalmente original? Ou valeria mais focar nas atrações de Star Wars, por exemplo, já que a Disney comprou a Lucasfilm também? Eu prefiro apostar na segunda opção.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s