Dubrovnik, na Croácia, restringe ao máximo a entrada de turistas

Prefeito da cidade de Dubrovnik, na Croácia, decidiu limitar o número de visitantes e impôs regras para evitar o turismo de massa

Desde a estreia de Game of Thrones em 2011, Dubrovnik, na costa da Croácia, tem atraído fãs de Starks & afins depois que a série da HBO usou a cidade como locação de algumas cenas.

O sucesso mundial da série fez com que Dubrovnik recebesse muito mais visitantes do que consegue sustentar. A cidade entrou em estado de alerta em 2016 após uma inspeção da Unesco no seu centro histórico, conhecido como Cidade Velha, e a prefeitura passou a limitar o número de visitantes por conta da superlotação de turistas.

O número de visitantes aumentou mais do que o esperado, passando de 473,9 mil em 2006 para 1,01 milhão no ano passado. Este número levou o prefeito, Mato Franković, a repensar as medidas para a cidade. Decidiu abaixar o limite de 8 mil para 4 mil turistas por dia, a fim de prevenir a superlotação e preservar a qualidade de vida dos locais.

A situação é ainda mais preocupante durante os meses de alta temporada (de junho a setembro), especialmente com o aumento das viagens de cruzeiro, que possibilitaram a vinda de mais turistas para a região.

Em entrevista para o jornal britânico The Telegraph, o prefeito reforçou a importância de limitar, em primeiro lugar, o número de navios que chegam na cidade (visto que só em 2016, 529 navios pararam na Cidade Velha com mais de 799,916 passageiros no total, de acordo com as informações do jornal).

Não satisfeito, o prefeito anunciou um plano para facilitar o monitoramento dos visitantes que entram e saem de Dubrovnik: instalou câmeras para assegurar que o número de turistas não fosse ultrapassado.

Ainda que as medidas afetem a economia de Dubrovnik, o prefeito afirmou que essa é a chance da cidade de se recuperar da situação atual. “Nós vamos perder dinheiro nos próximos dois anos – um milhão de euros talvez se cortarmos o número de turistas – mas no futuro nós vamos ganhar muito mais. Nós merecemos estar dentre os destinos com melhor qualidade.” disse Franković em entrevista.

Um dos lugares que recebem mais visitantes durante o ano é a Cidade Velha. Com pouco mais de mil habitantes vivendo no bairro histórico, ela é declarada um dos Patrimônios da Humanidade pela Unesco e conta com diversas apresentações culturais durante os meses de verão com música, teatro, dança e performances artísticas. No inverno, o local é fechado para as filmagens de Game of Thrones, Star Wars e Robin Hood.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s