Táxi aéreo não é bem a expressão ideal para designar à novidade que deve cruzar os céus de Dubai a partir do meio do ano, já que esse nome se refere a helicópteros pilotados presencialmente com até mais de um passageiro.
A agência de transportes de Dubai anunciou nessa semana que, a partir de julho desse ano, drones com espaço para uma pessoa e uma mala (100 kg no total) serão o mais novo meio de transporte da cidade.
O drone que realizará esse tipo de serviço é o modelo chinês nomeado Ehang 184. Ele não necessita piloto, pode percorrer distâncias de até 5o quilômetros a 105 km/h, sendo que em termos de tempo o máximo que ele voa são 23 minutos, com paradas ao longo do percurso. A bateria leva duas horas para ser recarregada.
Confira o vídeo de divulgação do drone:
O sistema funciona por internet 4G e os passageiros devem informar a sua rota através de um aplicativo. Quando “estacionado” sem as asas, pois são retraíveis, ele cabe no espaço de uma vaga de estacionamento.
A engenhoca já foi testada com sucesso pelos céus da cidade. O que não se sabe ainda é o preço de cada corrida, tampouco se a moda vai pegar.
Você encararia um drone sem piloto para fugir do trânsito?