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Disney ficou mais cara, mas parques continuam cheios

Por Natália Grandi
5 out 2015, 14h05

O lugar mais feliz do mundo não deixa o bolso dos brasileiros tão feliz assim. O Walt Disney World e a Disneyland da Califórnia aumentaram os preços de alguns ingressos nesse último domingo, 4 de outubro. Os passes anuais e sazonais foram modificados, e, apesar de incluir novos benefícios, o preço ficou bem salgado até para os americanos.

Além das mudanças no Seasonal Pass, que agora é dividido em Gold e Silver (ambos mais caros que a opção anterior), o Annual Pass (o Disney Platinum Pass) passou a custar US$ 649 para residentes da Flórida e US$ 749 para turistas de outros estados. Antes, esse passe custava US$ 529 para residentes da Flórida. Na Disneyland, o passe mais caro custa agora mais de mil dólares (!!!).

O estacionamento dos parques do Walt Disney World também teve um aumento, e foi de US$ 17 para US$ 20 (o que em épocas de dólar a 4 reais, é bastante coisa, ainda mais considerando que, se você estiver de carro, vai precisar usar o estacionamento por vários dias).

No começo deste ano, a Disney subiu os preços dos ingressos de um dia para mais de 100 dólares. O Magic Kingdom cobra agora US$ 105 e os outros parques do complexo, US$ 97. Com a Universal Orlando aconteceu a mesma coisa, e os ingressos de um dia passaram de US$ 96 para US$ 102. Os passes da Disney aumentaram quase 10%.

Inflação até na terra do Mickey

Um pequeno histórico dos preços da Disney: em 2010, o ingresso de um dia para um adulto no Magic Kingdom custava US$  79. Em 2011, passou a custar US$ 85. Em 2012, US$ 89; em 2013, US$ 95; e em 2014, US$ 99.

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E agora, pela primeira vez, os valores passaram a ter três dígitos (e isso sem incluir os impostos). Isso quer dizer que, em 5 anos, os ingressos passaram a custar 26 dólares a mais, um aumento de 33%. Bastante, né? Mas mesmo com esses aumentos, o número de visitantes não diminuiu.

No natal de 2014, os parques da Disney foram temporariamente fechados, porque tinha gente demais. Eu lembro bem de estar trabalhando nesse dia e ouvir vários amigos contando que não conseguiram entrar nos parques, especialmente no Magic Kingdom, porque eles já estavam cheios – e isso logo no começo da tarde.

Essa fórmula de subir os preços funciona muito bem para os parques. Eles têm lucros muito grandes com pessoas que visitam um dia só, e para quem mora nos Estados Unidos, acaba valendo mais a pena comprar um passe anual ou sazonal. Um representante da Disney disse que eles precisam encontrar jeitos de espaçar o comparecimento aos parques ao longo do ano para acomodar as demandas e evitar que os parques fiquem lotados em datas específicas, então aumentar o preço não é um problema pra eles. Mesmo com os preços lá em cima, Orlando continua sendo um dos destinos preferidos dos brasileiros.

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