Continua após publicidade

Dicas para viajar de trem pela Europa

Por Da Redação
29 abr 2014, 18h29

Quero ir pra Europa em agosto e comprar os trajetos internos de trem. Como faz? Tuti Pastori, Rio de Janeiro, RJ

 

Tuti, aí vai um guiazinho prático para você bolar seu itinerário.

 

Como eu planejo uma viagem de trem?

Defina o tempo de viagem e os lugares a serem visitados e faça um roteiro, levando em conta os horários e conexões de trens e as noites que vão ser passadas a bordo ou em hotéis. No site da RailEurope você pode escolher o passe mais apropriado e descobrir todos os detalhes de cada trecho que pretende fazer, incluindo o preço, e já comprar tudo online. O site é em português.

 

Quais passagens compro?

Há dois tipos de passagens: a ponto-a-ponto, semelhante à passagem aérea, em você compra o direito de ser transportado de uma cidade à outra, direto nos sites de cada companhia de trem ou no da RailEurope, ou o passe, que pode valer a pena dependendo de quantos destinos você vai visitar e quanto tempo você tem. Veja no site da Eurail, que tem 4 tipos de passe. Com o Global Pass, por exemplo, você pode visitar até 24 países (aí quanto mais longa a viagem mais caro fica o passe. Tipo, se você quer o passe durante 10 dias é mais barato do que por dois meses). Já com o Select Pass você pode escolher 4 países para rodar. De um jeito ou de outro, é sempre melhor comprar as passagens com antecedência pela internet.

 

E as bagagens?

Salvo algumas exceções (como no AVE espanhol e no Eurostar) não há limite de bagagem em trens europeus. Porém, não existe despacho de bagagem: você tem de carregá-la o tempo todo e encaixá-la no compartimento sobre os bancos ou no fim do vagão. E aí é que está o problema: o espaço para guardá-las muitas vezes é pequeno. E malas grandes ou muitas malas complicam o embarque, que pode durar poucos minutos. Ah, e lembre-se que em muitas estações não há elevadores nem escadas rolantes, ou seja, é preciso subir e descer escadas carregando toda a sua tralha.

 

OS MELHORES TRENS DE ALTA VELOCIDADE DO EUROPA

Thalys: liga França, Bélgica, Holanda e Alemanha.

TGV:  conecta as principais regiões da França e também chega até a Bélgica, a Suíça e a Alemanha.

Continua após a publicidade

Ouigo: primeira low fare sobre trilhos do continente. Vai da estação Marne-la-Vallée – Chessy, a 40 km de Paris (o RER, trem metropolitano parisiense, chega lá) a Lyon, Avignon, Nîmes, Marselha, Montpellier, Valence e Aix en Provence.

ICE: liga as principais cidades alemãs e vai de lá a países como Suíça, Áustria e Holanda.

X2000: permite que você viaje a Suécia e ponta a ponta.

Continua após a publicidade

Eurostar: opera em Londres e Paris (o trajeto clássico), Bruxelas e Lille, além de levar de Londres a Disneyland de Paris e ter serviços sazonais para Avignon e os Alpes franceses.

AVE: viaja pelas principais cidades da Espanha.

Frecciarossa: opera nas principais cidades italianas.

Continua após a publicidade

 

Publicidade