Dicas para aproveitar as liquidações em Paris

Planejamento, foco e descontos devem estar em sua agenda

Onde comprar em Paris: lojas de departamento, grifes e lojas especializadas

Liquidação de Inverno em Paris

Definitivamente Paris não é a cidade mais barata do mundo, então programe-se bem para aproveitar as famosas liquidações de inverno e verão.

A primeira dica para este roteiro é programar as compras para Janeiro/Fevereiro e Junho/Julho, época das liquidações de inverno e verão. Isso é ótimo para nós, brasileiros. Como nossas estações chegam seis meses ‘atrasadas’, isso significa que desfilaremos por nossas ruas com roupas recém-saídas do forno. E, se formos espertos, com ótimas barganhas.

O governo rege com firmeza esses períodos de promoções, que duram cerca de seis semanas. A primeira do ano, que começa em janeiro, serve para queimar os estoques da temporada natalina. Já a segunda, no fim de junho, antecede a debandada geral da população, que seguirá para suas férias de verão.

Aqui vai o roteiro básico para conseguir garimpar boas ofertas:

Prepare-se para as multidões – turistas e locais disputam a tapa os melhores produtos. Não chega a ser um Black Friday, mas há que ter perseverança. Uma das estratégias é chegar bem cedo, evitando os fins de semana. Porém, como muitos franceses marcam uma folga para aproveitar os descontos, as lojas ainda assim continuam cheias. Portanto, tenha paciência.

Programe-se com antecedência – saiba de antemão o que vai comprar. Em que seção está o produto? Qual é seu tamanho? Você já as experimentou? Quais as cores disponíveis? O desconto vale realmente a pena? Assim você não marca bobeira, pois os melhores produtos somem rápido de araras e estoques. Todavia, cheque bem para ver se os produtos não estão com algum tipo de defeito: nem todas as lojas aceitam devoluções.

Aguarde as remarcações – as lojas lançam novos descontos conforme os produtos começam a encalhar ou o período de liquidações aproxima-se do fim. Isso normalmente é uma ótima notícia para grandões, gordinhos e baixinhos, aqueles cujos números estão um pouco fora da curva. A essa altura, alguns produtos chegam à marca de 80% de desconto. Nada garante que sejam os mais bonitos, nem que você encontrará seu número, mas talvez valha a pena esperar.

Mais descontos – algumas lojas de departamento dão aos turistas estrangeiros um desconto extra de cerca de 10%. Não tenha vergonha de perguntar se sua loja a está oferecendo. Fique atento também a carnês promocionais oferecidos por alguns grandes magazines.

Cuidado com o cartão de crédito – se sua operadora notar que você está torrando dinheiro em lojas como Hermès e Cartier – e tenha certeza que eles o farão -, você corre o risco de ter seu crédito cortado – por medida de precaução. Para evitar embaraços, notifique-os com antecedência.

Reembolso de impostos – se você gastar mais de €175 em uma única loja, em um dia, você terá direito a um desconto de 12% sobre o VAT – o imposto de valor agregado. Os estabelecimentos participantes exibem um selo especial em suas vitrines e podem cobrar uma pequena taxa de serviço. Peça para o atendente preparar a papelada para você, junto com todos os recibos. Daí, é só fazer o pedido de reembolso no aeroporto de saída. Esse é um direito apenas aos não residentes na União Europeia.

LEIA MAIS:

Onde comprar em Paris: lojas de departamento, grifes e lojas especializadas

Destino: Paris – hotéis, compras, restaurantes, passeios e atrações

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s