Dias nacionais pelo mundo: conheça os feriados de várias nações

Independência, aniversário da rainha ou a comemoração de um santo: conheça alguns dos dias nacionais mais divertidos do planeta

Por Eduardo Jun Marubayashi Atualizado em 5 jul 2021, 15h00 - Publicado em 25 jul 2012, 19h39

Em muitos países, a identidade nacional é fortemente marcada por sua bandeira, idioma e hino. Quando o dia nacional aparece no calendário, então, há festa em todos os cantos. Heróis são relembrados, momentos históricos celebrados. Algumas nações rememoram datas marcantes, como a unificação da Alemanha, em 1990, ou a independência da Noruega, em 1814, ano de assinatura de sua constituição.

Outras datas marcantes extrapolam fronteiras e são motivo de festa dentro das comunidades no estrangeiro, como o Dia de Portugal (10 de junho), quando sardinhadas e pastéis de belém são encontradas do Rio de Janeiro a Macau, ou o irlandês Saint Patrick Day, que pinta de verde o rio Chicago e faz a popular equipe dos Boston Red Sox vestir as cores do santo patrono da antiga ilha.

Os dias nacionais são também momento para mostrar ao mundo os músculos belicosos aos vizinhos. Na França, militares desfilam na Champs-Elysées, enquanto que na China o arsenal ainda é mais pesado.

No Brasil, nossos Dragões da Independência desfilam garbosos em São Paulo e Brasília, mas a maioria mesmo está na praia curtindo o feriadão. Já na Holanda, o aniversário da rainha é tão animado como uma final de Copa do Mundo. Ou seja, tudo é motivo para ter orgulho de seu país, seu passado e, sejamos sinceros, divertir-se muito.

Veja alguns dos dias nacionais mais agitados do mundo e que valem ser conhecidos.

Continua após a publicidade
Publicidade