Continua após publicidade

Curtindo São Sebastião: 16 praias e o Centro Histórico

O roteiro em São Sebastião, um dos principais destinos do Litoral Norte de São Paulo, alterna praias badaladas e sossegadas

Por Fernando Leite
Atualizado em 26 set 2019, 17h42 - Publicado em 20 set 2012, 19h08

As elevações da Serra do Mar tão próximas da areia da praia caracterizam o Litoral Norte de São Paulo. Com quase 100 quilômetros de extensão, a faixa litorânea de São Sebastião rivaliza com a de Ubatuba em distância. Entre a Praia da Jureia e o centrinho histórico está o suprassumo de São Sebastião: 60 quilômetros de muitas e diversificadas praias.

Maresias se impõe no quesito balada, Camburi reúne a moçada com menos de 30 anos. Famílias com crianças pequenas se dividem entre a Barra do Sahy e a Baleia. Sem quiosques em sua orla, a Jureia é procurada pelos que buscam tranquilidade total. Casais são magnetizados à charmosa Toque-Toque Pequeno.

Ligando todas elas, a estreita e sinuosa Rio-Santos garante uma viagem cheia de paisagens lindas. Atividades extra-praia também aparecem no menu de passeios do município. No final da Estrada do Cascalho, em Boiçucanga, a portaria do Parque Estadual da Serra do Mar dá acesso às cachoeiras do Ribeirão de Itu, com piscinas naturais bem geladas. Os Rios Una e Cubatão são propícios para um passeio de caiaque.

Quem gosta de história pode caminhar pelo centrinho e admirar as construções do século 17, como a Igreja Matriz e a Casa Esperança.Entre um e outro banho de mar, a pedida é se refrescar com uma legítima instituição local. Vendidos nas principais praias do município, os picolés dos Sorvetes Rochinha fazem sucesso entre os banhistas. Especialmente os sabores mais inusitados: abacate, jabuticaba e coco queimado.

Continua após a publicidade

Publicidade