Conheça as grandes obras de Oscar Niemeyer no Brasil e no mundo
Um dos profissionais mais influentes da arquitetura moderna, Niemeyer foi responsável pelos principais edifícios de Brasília e tem obras em todo o país e no exterior
Por Kátia Arima
access_time
6 Dec 2012, 03h55
Localizada no Eixo Monumental, a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida de Brasília é um dos projetos mais conhecidos de Oscar Niemeyer (/)
-
1. Localizada no Eixo Monumental, a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida de Brasília é um dos projetos mais conhecidos de Oscar Niemeyer
zoom_out_map
1/15 Localizada no Eixo Monumental, a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, em Brasília, é um dos projetos mais conhecidos de Oscar Niemeyer. (Madalena Leles)
-
2. Como foi construída abaixo do nível do solo, a catedral metropolitana de Brasília revela-se maior por dentro do que se presume. O local reúne obras de Di Cavalcanti, Ceschiatti e Athos Bulcão
zoom_out_map
2/15 Como foi construída abaixo do nível do solo, a Catedral Metropolitana de Brasília revela-se maior por dentro do que se presume. O local reúne obras de Di Cavalcanti, Ceschiatti e Athos Bulcão (Maria Luiza Lara)
-
3. O museu Oscar Niemeyer tem acervo permanente com obras contemporâneas, além de salas dedicadas a esculturas, fotografias e ao arquiteto Oscar Niemeyer, que projetou o prédio
zoom_out_map
3/15 O Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba (PR), tem acervo permanente com obras contemporâneas, além de salas dedicadas a esculturas, fotografias e ao arquiteto Oscar Niemeyer, que projetou o prédio (Divulgação)
-
4. Projetado na década de 50 pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o Edifício Copan tem 1.160 apartamentos distribuídos em 6 blocos
zoom_out_map
4/15 Projetado na década de 50 pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o Edifício Copan, em São Paulo, tem 1.160 apartamentos distribuídos em 6 blocos (Rubens Chiri/Wikimedia Commons)
-
5. A ideia do formato do Museu de Arte Contemporânea (MAC) surgiu a partir da necessidade de construir um museu em uma área estreita, no alto do Mirante Boa vista
zoom_out_map
5/15 A ideia do formato do Museu de Arte Contemporânea (MAC) surgiu a partir da necessidade de construir um museu em uma área estreita, no alto do Mirante Boa vista, em Niterói (RJ) (Andre Nazareth/Agência Strana)
-
6. Auditório Ibirapuera, de Oscar Niemeyer
zoom_out_map
6/15 Auditório Ibirapuera, concebido para apresentações musicais no Parque Ibirapuera, em São Paulo (Priscila Zambotto)
-
7. As maiores riquezas da Igreja São Francisco de Assis são as linhas curvas, os azulejos de Cândido Portinari e a vista para a Lagoa da Pampulha
zoom_out_map
7/15 As maiores riquezas da Igreja São Francisco de Assis são as linhas curvas, os azulejos de Cândido Portinari e a vista para a Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte (MG) (Divulgacão)
-
8. Projetada por Niemeyer, a Casa do Baile faz parte do Complexo Arquitetônico da Pampulha
zoom_out_map
8/15 Projetada por Niemeyer, a Casa do Baile faz parte do Complexo Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte (MG) (Acervo Setur-MG)
-
9. Edifício Gustavo Capanema
zoom_out_map
9/15 Edifício Gustavo Capamema, no Rio de Janeiro, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, foi sede do Ministério da Educação e Saúde quando a cidade era a capital do Brasil (Marcos Leite Almeida/Wikimedia Commons)
-
10. Sede da Organização das Nações Unidas, Nova York, EUA
zoom_out_map
10/15 O edifício-sede da ONU, em Nova York, nos Estados Unidos, foi feito sob supervisão de uma comissão de notáveis de todo o globo. Inaugurado na década de 1950, as linhas finais seguem diretrizes básicas de Niemeyer e Le Corbusier (Thinkstock)
-
11. Palácio do Planalto, em Brasília
zoom_out_map
11/15 Palácio do Planalto, em Brasília (DF), sede do poder executivo do governo brasileiro (Sérgio Francês)
-
12. Projetado por Oscar Niemeyer, o Memorial da América Latina teve as funções e usos de seus prédios definidos pelo sociólogo Darcy Ribeiro, com oobjetivo de integrar as nações que compõem a América Latina
zoom_out_map
12/15 Projetado por Oscar Niemeyer, o Memorial da América Latina, em São Paulo, teve as funções e usos de seus prédios definidos pelo sociólogo Darcy Ribeiro, com oobjetivo de integrar as nações que compõem a América Latina (Rubens Chiri/Wikimedia Commons)
-
13. Congresso Nacional, o maior símbolo de Brasília, projetado por Niemeyer
zoom_out_map
13/15 Os visitantes podem assistir parte de uma sessão no Congresso Nacional, o maior símbolo de Brasília, projetado por Niemeyer (Hemera)
-
14. Sede do Ministério das Relações Exteriores, o Palácio do Itamaraty abriga obras de Alfredo Volpi, Athos Bulcão, Lasar Segall e Victor Brecheret
zoom_out_map
14/15 Sede do Ministério das Relações Exteriores, o Palácio do Itamaraty abriga obras de Alfredo Volpi, Athos Bulcão, Lasar Segall e Victor Brecheret (Madalena Leles)
-
15. Edifício da Editora Mondadori, Milão, Itália
zoom_out_map
15/15 A sede da Editora Mondadori, em Segrate, um subúrbio de Milão, Itália, foi inaugurada em 1975. As salas do edifício principal são suspensas por uma série de arcos (Nitot/Wikicommons)
O arquiteto carioca Oscar Niemeyer morreu nesta quarta-feira (5), no Rio de Janeiro, aos 104 anos. Responsável pelos principais edifícios de Brasília e por obras famosas espalhadas pelo Brasil, Niemeyer foi um dos profissionais mais influentes da arquitetura moderna.
Niemeyer explorou em suas obras as possibilidades de uso do concreto armado, que se tornou um dos elementos mais importantes da arquitetura do século 20. Uma das primeiras obras de destaque de Niemeyer foi o prédio do Ministério da Educação e da Saúde, construído em 1936 no Rio de Janeiro, então capital do País. A construção, hoje chamada de edifício Gustavo Capanema, se destacou por ser uma das primeiras no estilo moderno, com pilares de 10 metros de altura, e teve a colaboração do arquiteto francês Le Corbusier no projeto.
Em 1940, o arquiteto conhece em Belo Horizonte uma das pessoas mais importantes da sua biografia: Juscelino Kubitschek, então candidato a prefeito da capital mineira. Ele o convida para fazer o projeto do Conjunto de Pampulha em Belo Horizonte.
No início da década de 50, Niemeyer projetou um dos símbolos de São Paulo, o Edifício Copan, famoso por suas curvas sinuosas, no centro da cidade. Em 1954, é inaugurado o Conjunto Ibirapuera, complexo de prédios no parque paulista em homenagem aos 400 anos da cidade.
Para desenvolver os projetos de Brasília, Niemeyer se muda para a então futura capital do Brasil em 1958. É de sua autoria o símbolo de Brasília, o edifício do Congresso Nacional, além de outras construções famosas como o Palácio da Alvorada, Palácio do Planalto e a Catedral Metropolitana Nossa Senhora de Aparecida.
A vida de Niemeyer é marcada por seu engajamento político. Quando militava no Partido Comunista Brasileiro (PCB), foi impedido de trabalhar no Brasil, por isso resolve mudar-se para a França. Com um escritório em Paris, ele amplia suas fronteiras e desenvolve projetos em outros países como na Itália, em Portugal e na Argélia.
Nos anos 80, ele retorna ao Brasil e produz diversos projetos no Rio de Janeiro como o Sambódromo do Rio de Janeiro e os CIEPs, Centro Integrado de Educação Pública. Entre as obras mais famosas de Niemeyer do século 21 estão o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba (PR), conhecido popularmente por sua forma de olho, e o Auditório Ibirapuera, em São Paulo.