Como montar um roteiro pelo Peru
Irei ao Peru em maio: Lima, Cusco, Puno e Arequipa. Qual o melhor transporte entre as cidades? Também gostaria de saber sobre roteiro a Machu Pichu desde Cusco sem trilhas. Rosane Leite, Armação dos Búzios, RJ
O roteiro da Rosane passa pelos principais destinos peruanos e eu o aconselho a quem está indo pela primeira vez ao país. Escolha-os de acordo com o tempo disponível:
Se você tem 4 noites: Cusco, Vale Sagrado e Machu Picchu
Se você tem 6 noites: Lima, Cusco, Vale Sagrado e Machu Picchu
Se você tem 8 noites: Lima, Cusco, Vale Sagrado, Machu Picchu e Puno
Se você tem 10 noites: Lima, Arequipa, Cusco, Vale Sagrado, Machu Picchu e Puno
VIAJANDO ENTRE AS CIDADES
De Lima a Arequipa ou a Cusco: avião. Veja com a Peruvian Airlines, a LAN e a Avianca.
Entre Arequipa, Puno e Cusco: ônibus de linha, como o da Cruz del Sur, ou ônibus turístico, como o da Peru Bus. Eu peguei esse de Cusco a Puno: ele é mais caro e tem uns guias meio bestas, mas vai parando em várias cidadezinhas legais. Achei que valeu a pena.
De Cusco a Machu Picchu (sem trilha): trem da Peru Rail. O melhor é comprar o trem saindo Ollantaytambo, a 60 quilômetros de Cusco. De lá há mais opções de horário e é mais barato do que saindo de Cusco. A ideia é que você aproveite o dia para conhecer o sítio arqueológico de Ollanta e aí tome o trem para Machu Picchu/Águas Calientes (a vila-base para conhecer Machu Picchu) por volta das 19 horas. Aí reserve um hotel em Águas Calientes para essa noite. O trem da volta você compra saindo no dia seguinte, por volta das 17h, também rumo a Ollantaytambo (de Ollanta há vans e táxis esperando na estação para levar a Cusco).
Agora vou começar uma série de posts sobre o Peru, com roteirinhos em cada cidade. O primeiro será publicado amanhã, explicando Cusco, Vale Sagrado e Machu Picchu.
Leia também:
Roteiro: Cusco, Vale Sagrado e Machu Picchu