Como é o passaporte na Coreia do Norte?

Não deve ser nada fácil viver na Coreia do Norte, país mais fechado do mundo. Para piorar, nem adianta querer sair de lá: antes de qualquer viagem internacional, os norte-coreanos precisam pedir autorização do governo. Mas praticamente ninguém consegue. E passaporte, será que eles têm?

+ Precisa de visto: site mostra quais países exigem o documento

Sim, o documento existe. Fisicamente, é muito parecido com o brasileiro ou norte-americano e traz uma capa azul com 36 páginas. Nas páginas iniciais, é possível ler: “O detentor deste passaporte está sob proteção da República Democrática e Popular da Coreia do Norte”.

Quem consegue o documento não tem acesso a ele o tempo todo: o passaporte fica em poder do regime do país. Se um habitante vai sair do país, ele recebe o passaporte. Ao voltar, o governo retém a papelada novamente. Já os políticos têm acesso a passaportes diplomáticos com validade de cinco anos – e que também precisam ser devolvidos enquanto estiverem em casa.

Pyongyang, capital da Coreia do Norte (Foto: David Stanley, no Flickr)

Pyongyang, capital da Coreia do Norte (Foto: David Stanley, no Flickr)

Relatos dão conta de que alguns subornam autoridades para deixar a Coreia do Norte. O preço é salgado, em torno de 3 mil dólares. E as opções de saída fácil do país são poucas: de acordo com o Passport Index, o documento norte-coreano só dá acesso a 41 países sem a necessidade de visto, entre eles estão Haiti, Cingapura e Equador.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s