Continua após publicidade

Começa a Volvo Ocean Race 2011/12 – Primeiro destino: África do Sul

A mais famosa corrida de volta ao mundo terá dez etapas oceânicas, incluindo uma que terminará em Itajaí (SC)

Por Eduardo Marubayashi
Atualizado em 16 dez 2016, 08h59 - Publicado em 7 nov 2011, 14h30

Teve início no dia 29 de outubro a Volvo Ocean Race 2011/12. A mais conhecida corrida de volta ao mundo em veleiros abriu sua primeira etapa oceânica em Alicante (Espanha), neste sábado, dia 5, com destino à Cidade do Cabo, na África do Sul. As etapas seguintes rumarão para os portos de Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), Itajaí (Santa Catarina, Brasil), Miami (EUA), Lisboa (Portugal), Lorient (França) e termina em Galway (Irlanda), em 8 de julho do próximo ano.

Neste ano competem seis embarcações que contam com alguns dos melhores velejadores do planeta, como o americano Ken Read e o espanhol Iker Martinez, comandante do Telefónica. Sua equipe inclui os brasileiros João Signorini e Horacio Carabelli, campeões da edição passada como membros do barco sueco Ericsson 4, comandado por Torben Grael, que não participa nesse ano.

As embarcações da classe Volvo Open 70 reúnem o que há de mais moderno no mundo da vela, combinando tecnologias que tornam os barcos velozes, mas também suficientemente resistentes para suportar ondas gigantes e ventos fortíssimos. A frota deverá chegar a Itajaí no começo de abril de 2012, quando então a cidade catarinense sediará diversos eventos para o público, incluindo a regata especial no dia 21, que contará pontos para a classificação final.

Essa é a 11ª edição da corrida e a sétima vez em que um porto brasileiro recebe os velejadores. O primeiro evento ocorreu em 1973, com seu antigo nome, a Whitbread Round the World Race.

 

Continua após a publicidade

Leia mais:

Torben Grael não enxerga favoritos na Volvo Ocean Race – Esporte – Notícia – VEJA.com

Publicidade