Cidade Maravilhosa: caminhe pelo Centro e pelas praias do Rio

Veja um roteiro com passeios culturais pelo centro e visitas às belas praias cariocas

Por Fernando Leite Atualizado em 16 dez 2016, 18h19 - Publicado em 14 dez 2015, 18h21

Pode não ser por unanimidade, mas se surgir uma pesquisa sobre qual é a mais bela orla urbana brasileira, o trecho que abrange Leblon, Ipanema e Copacabana, no Rio de Janeiro, terá enorme chance de êxito. Belos mirantes estão distribuídos pelos cantos da orla; porém, um passeio mais rico inclui as ruas internas desses bairros, até a Lagoa Rodrigo de Freitas.

Outra caminhada interessante é pelo Centro. Você perceberá que as influências europeias estão evidenciadas em cada parte. Mais do que longa, a caminhada será intensa, passando por igrejas barrocas e restaurantes tradicionais.

Veja preços de hotéis no Rio de Janeiro no Booking.com

Como chegar: há dois aeroportos: o Antônio Carlos Jobim (Galeão), na Ilha do Governador, e o Santos Dumont, no Centro. Ônibus executivos saem do Galeão em direção ao Centro e Zona Sul. As principais estradas de acesso ao Rio são a Via Dutra/BR-116 (para quem vem de São Paulo), a BR-101 (litoral fluminense e Espírito Santo) e BR-040 (Belo Horizonte).

Melhor época: o ano inteiro. Em julho e agosto chove pouco e as temperaturas estão agradáveis. Para uma caminhada mais prazerosa, evite o Réveillon e o Carnaval, quando tudo lota.

Continua após a publicidade

Fique atento: domingo é um ótimo dia para caminhar pelas praias. É quando as avenidas da orla – Atlântica, Vieira Souto e Delfim Moreira – fecham para carros entre 8h e 18h. No Centro, vale o oposto: nos fins de semana, a região vira um deserto e quase nada abre.

https://www.google.com/maps/d/embed?mid=z67tLcG-YDrY.kyBkB7L7VT2c

 

 

Especial Viagem e Turismo — Roteiros a pé

Continua após a publicidade
Publicidade