Christie Maps mostra o itinerário da viagem de Agatha Christie ao redor do mundo

Há 90 anos a escritora embarcou em uma viagem de 10 meses; site exibe o percurso

Por Tânia Vinhas Atualizado em 16 dez 2016, 00h39 - Publicado em 26 abr 2012, 13h04

Em 1922, a escritora Agatha Christie entrou em um navio para aventurar-se em uma viagem tão incrível quanto os seus famosos livros policiais. Noventa anos depois, os fãs da “Dama do Crime” poderão seguir seus passos com a ajuda do Christie Maps, um mapa interativo disponível em seu site oficial.

O primeiro marido de Agatha, o piloto do Corpo Real de Aviadores Archie, foi convidado a participar de uma missão para promover a British Empire Exhibition, um projeto que buscava estimular o comércio e os laços entre a nação-mãe e seus parceiros. Ela decidiu ir junto.

Ela estava com 31 anos e sua carreira ainda estava no começo – muitos estudiosos da autora acreditam que a tal viagem serviu de inspiração para vários de seus livros, o que serve para atiçar a curiosidade dos fãs.

Durante a viagem toda Agatha manteve o hábito de escrever para a mãe diariamente, descrevendo os lugares exóticos por onde passou, as pessoas que conheceu e todas as suas aventuras (como surfe) e desventuras (como queimaduras de sol).

Foram essas cartas que acabaram de virar um livro – Agatha Christie – The Grand Tour (disponível somente no Reino Unido) – e o mapa que mostra o percurso e as descobertas da escritora durante a missão que passou pela África do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Havaí e Canadá.

Continua após a publicidade
Christie Maps acompanha o itinerário completo da viagem de Agatha Christie ao redor do mundo

Pode não ter suspense e assassinatos na história da viagem, mas conhecê-la ajuda a saber onde e como os contos de Poirot e Miss Marple começaram a tomar forma.

LEIA MAIS:

Dez grandes livros e seus inspiradores destinos

Viagem no sofá – uma seleta literária

Pequeno manual de volta ao mundo

Continua após a publicidade
Publicidade