Choveu? Veja algumas ideias para distrair as crianças

Recentemente passamos uma semana em Ubatuba e choveu todos os dias. Não, não eram pancadas de chuva que às vezes paravam ou aquela chuvinha fininha, era toda a água do mundo caindo do céu! Daquele jeito que não dá para colocar o nariz pra fora!

Isso já me aconteceu muitas vezes na vida, já passei o Carnaval inteiro embaixo d’água numa praia que não tinha nada pra fazer, nem uma lojinha pra visitar. Joguei muito baralho e dormi muito. Mas com crianças pequenas é diferente. Temos que inventar algo para distraí-los. Só ver TV não dá!

Então aí vão algumas das coisas que já fizemos e outras ideias. Se você também tiver uma sugestão, deixe nos comentários!

1. Montar uma barraca no meio da sala: é só pegar os lençóis, os cabos de vassoura e os prendedores de roupa para improvisar uma grande barraca no meio da sala. Só a montagem da barraca já leva um tempão! Depois dá para colocar os colchões dentro para dormir ou fazer um piquenique.

Confeitando bolos e cupcakes. Até os bem pequenos podem participar! (Foto: Alec Couros/Flickr/Creative Commons)

Confeitando bolos e cupcakes. Até os bem pequenos podem participar! (Foto: Alec Couros/Flickr/Creative Commons)

2. Fazer e confeitar bolos: pode ser um bolo grande ou aqueles cupcakes. As crianças adoram todo o processo de fazer o bolo, misturar e depois confeitar. Se eles ajudarem a limpar a bagunça, então, perfeito!

3. Promover o aniversário de algum bicho de pelúcia: esse pode ser a continuação do número dois ou ser feito “solo”. Nós já usamos a ideia várias vezes! Certa vez enchemos balões e colocamos pela casa, outra vez fizemos os brigadeiros, sempre cantamos parabéns umas 20 vezes, apagamos as velas e comemos o bolinho (que uma vez era um pão improvisado).

Não tem carimbos? Usa as batatas! (Foto: JodiMichelle/Flickr/Creative Commons)

Não tem carimbos? Use as batatas! (Foto: JodiMichelle/Flickr/Creative Commons)

4. Carimbos de batata: este é legal principalmente para as crianças que estão aprendendo a escrever. Você corta a batata ao meio, faz uma escultura de um bicho ou de uma letra, molha na tinta e carimba no papel. É bem divertido!

5. Inventando arte com caixas de papelão: vá ao mercado e peça algumas caixas de papelão, de vários tamanhos. Dá pra fazer muita coisa! Montar uma mini-cidade, construir um carrinho, um trem ou fazer fantasias de caixas-monstro. Outros objetos recicláveis também podem ser usados para construir brinquedos, como o jacaré de caixa de ovo, o cai-não-cai de garrafa pet. A Casa do Brincar tem uma série no blog deles ensinando a fazer brinquedos com sucata, veja aqui.

Que tal fazer uma cidade com caixas de papelão? (foto: Davidfntau/Flickr/Creative commons)

Que tal fazer uma cidade com caixas de papelão? (foto: Davidfntau/Flickr/Creative commons)

Tem mais ideias? Compartilhe nos comentários!

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s